Piscinas são um espaço de banho e nado muito relaxante e altamente sociável. No entanto, requer cuidados constantes – inclusive no que diz respeito ao nível de água. Veja a seguir como calcular a quantidade de água ideal para a sua piscina.[clear]
Quando mal projetada, sem manutenção adequada ou pouco segura, o uso da piscina pode comprometer a saúde de seus frequentadores e até mesmo causar acidentes fatais.
Por conta disso, foram criados diferentes técnicas de purificação da água da piscina, de manutenção de seus azulejos e até mesmo de coberturas, para mantê-la limpa e evitar afogamentos.
A manutenção correta do nível de água da piscina também é chave. Saiba mais sobre qual o volume certo para cada formato.
[h2 type=”2″ width=””]Cálculo do Volume da Piscina[/h2]
Para realizar corretamente o tratamento da água da piscina, o primeiro passo é saber qual o volume de água. O volume é vem em forma de m3, ou metros cúbicos.
Só após definir esse detalhe você poderá calcular a dosagem correta dos produtos químicos a serem aplicados na água.
Observe o quadro abaixo e aprenda a calcular o volume de água, em metros cúbicos:
Um exemplo de cálculo de volume de água para uma piscina com 7 metros de comprimento, 6 metros de largura e 2 metros de profundidade, por exemplo, é 7 x 6 x 2, que é igual a 84 metros cúbicos.
Já uma oval com medidas equivalentes – 7 metros de diâmetro maior, 6 metros de diâmetro menor e 2 metros de profundidade seria 7 x 6 x 2 x 0,785, que é igual a 65,94 m3.
[h2 type=”2″ width=””]Como Calcular a Quantidade de Produtos para de Acordo com o Volume de Água[/h2]
Multiplique o volume de água em m3 pela quantidade de produto indicada para cada m3 de água. Para deixar a água da piscina saudável, você necessita medir, basicamente, três elementos:
- Alcalinidade total (medir 1 vez por mês)
- pH (medir 2 vezes por semana)
- Cloro livre (medir 3 vezes por semana)[space]
Vale lembrar que para os produtos químicos obter a máxima eficiência, esses três elementos precisam estar ajustados. O jeito mais prático e eficiente de efetuar cada uma dessas operações é com um teste apropriado p/ cada um desses elementos.
É só mergulhar o teste na água da piscina para saber na hora o resultado.