Organizar um piquenique é relativamente fácil – mas conta com alguns detalhes que fazem a diferença, principalmente se incluir crianças. Confira dicas para embarcar nessa aventura, seja para comemorar alguma ocasião especial ou simplesmente como forma de lazer.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Organizar um Piquenique: Local e Hora[/h2]
A primeira coisa que vem à mente na hora de organizar um piquenique é o local. Imaginamos um encontro ao ar livre, num parque ou numa praia, por exemplo.
De fato é o cenário ideal! Principalmente para as crianças, que terão onde correr e brincar. Contudo leve em consideração a segurança dos pequenos. Não arrisque em localidades com penhascos, ribanceiras, mar de ondas grandes ou correnteza.
Também é importante que o terreno seja plano. E não custa nada checar junto à prefeitura se no lugar escolhido é permitido realizar piqueniques. E se existem banheiros por perto.
Se você mora num lugar com pouco acesso à natureza, planeje um piquenique no quintal de casa, na cobertura ou em um terraço. Sim, vale tudo!
Embora não sejam tradicionais, piqueniques em endereços particulares ainda podem ser divertidos. E certamente serão a salvação se chover no dia marcado para o encontro.
Quanto ao horário, vai depender do clima. Se estiver fazendo calor demais o melhor é fugir das manhãs e da hora do almoço. A partir do meio da tarde é melhor.
Se a temperatura estiver mais amena, vale pela manhã, como desjejum e à tarde, como lanche.
[h2 type=”2″ width=””]Comidinhas de Piquenique[/h2]
Ah, as comidinhas de piquenique! Um dos pontos altos do dia. Elas devem ser leves e fáceis de fazer e servir. Leve tudo já pronto para consumo: frutas lavadas e cortadas, sanduíches montados, salgados aquecidos numa bolsa térmica…
Ninguém quer arrumar a toalha e começar a preparar tudo na hora, né? Ainda mais com crianças: elas já chegam querendo devorar alguma coisa.
Além das frutas, sugerimos bolos já cortados em quadradinhos, cupcakes, brownies, míni cachorro-quentes, pães de queijo, geleias, torradas… E é claro que existem as receitinhas saudáveis de piquenique que a garotada adora!
Entre as opções veganas dá para incluir palitinhos de legumes (cenoura, salsão e aspargos), quiche de legumes, batata chips e mix de castanhas. São ótimas pedidas.
Em todos os casos evite os refrigerantes. Aposte nos sucos naturais, água de coco, mate e em muita água. Para os adultos, que tal drinks sem álcool? São gostosos de bebericar e mantém todo mundo alerta, sempre atentos aos pequenos.
Copos e pratinhos de papel são mais ecologicamente corretos do que os feitos de plástico. E os talheres podem ser os seus, para evitar os desse material. Na hora de ir embora coloque-os num pote e lave-os em casa.
A toalha deve ter um tamanho suficiente para espalhar todos os quitutes e acomodar as pessoas ao seu redor. Para garantir mais conforto leve pequenas almofadas para sentar. Cadeiras de praia também servem.
E se houver alguma cestinha de palha para carregar algumas coisas, ainda melhor!
[h2 type=”2″ width=””]Outras Dicas para seu Piquenique[/h2]
Evite levar qualquer coisa em vidro: garrafas, copos, potes. Se quebrarem os cacos podem machucar. É um transtorno que pode comprometer o dia.
O álcool em gel substitui uma torneira com água corrente. É perfeito para higienizar embalagens e as mãozinhas sujas de brincadeiras.
Espante as formigas com saquinhos de organza com cravos dentro. Não se esqueça do repelente e do filtro solar! Eles devem ser reaplicados, principalmente nos dias mais quentes.
Leve brinquedos simples e sempre divertidos para as crianças. Uma bola, uma corda, bolhas de sabão, skate, patins, jogos de tabuleiro, baralho, bambolê… Confisque os celulares e tablets! Crie uma situação onde o real supera o virtual.
Pense duas vezes na hora de colocar a caixa de som na bolsa. A sua música pode agradar vocês mas talvez atrapalhe outras pessoas ao redor. Se decidir levar de qualquer maneira, coloque num volume adequado. Deve soar mais como música de fundo do que como um show de rock.