Persianas… tudo o que deve saber!

Escrito por

Persiana (português brasileiro) ou estore (português europeu) é um artigo decorativo utilizado na parte interna de janelas ou portas para vedar a entrada de iluminação ou controlá-la parcialmente quando desejado; as persianas podem ser também consideradas como um tipo de cortina.
Também tem função térmica: podem bloquear entrada indesejada de calor no verão e manter o calor em clima frio. Em ambos os casos, reduzem a luz em grau variado, dependendo do design.

As persianas têm diversas funções e servem para variados ambientes. Algumas das razões mais comuns para a sua aplicação, consistem na sua protecção solar, isolamento acústico, protecção contra olhares indiscretos e até mesmo poupança energética.

Persianas de qualidade poupam energia. No verão impedem que o calor entre e são responsáveis por uma refrescante sombra.
No inverno, protegem contra o frio e ajudam a evitar perdas de calor. Quer por bloquear o sol ou impedir a saída de ar quente, no caso dos estores térmicos, quer por uma boa calafetação que reduz perdas (incidentalmente uma das coisas que os técnicos vão ver nas inspecções para certificação energética!), estes equipamentos realmente são funcionais e úteis.

Uma boa persiana é a barreira de isolamento acústico final e uma das soluções mais práticas quando a nossa habitação está localizada em estradas muito movimentadas ou perto de infra-estruturas ruidosas (aeroportos, industrias, pontes, ect).

As persianas mais comuns são os de alumínio, perfilados ou extrudidos, preenchidos com poliuretano, um excelente isolamento térmico e acústico.
Também são comuns as persianas laminadas e as Japonesas bem como os enroladores, que como o nome indica consistem num tubo octogonal sobre o qual enrola e desenrola a persiana.

 Modelos e Materiais

Atualmente há uma grande quantidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas, que permitem que se crie os mais diversos ambientes, românticos, modernos.

Existem modelos feitos de alumínio, madeira, PVC, tecidos, bambu, em forma de lâminas horizontais ou verticais, retas ou onduladas, painéis ou até parecidas com uma sanfonaAtualmente há uma grande quantidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas, que permitem que se crie os mais diversos ambientes, românticos, modernos.

As persianas internas podem ser horizontais (com as lâminas de alumínio) ou verticais (de tecido poliéster ou PVC). O modelo de tecido é empregado para deixar o ambiente claro, porque a luz solar entra de maneira mais uniforme.

O modelo em tecido também pode ser emborrachado, que impede a passagem da luz, por isso é mais indicado para ser colocado em dormitórios. A persiana em PVC deve ser instalada na cozinha, porque é mais fácil para limpar a gordura exalada de frituras.

As persianas horizontais internas, atraem pela sensação de leveza que proporcionam. As lâminas têm larguras de 15 e 25 milímetros.

- Verticais

Indicadas para uso residencial e comercial, as Persianas Verticais caem bem em qualquer ambiente.

Possuem uma gama enorme de padrões e cores que vão desde o Polyester, passando por Juta, PVC, Alumínio até as importadas em Jacquard e Fibra de Vidro anti-chama.

Acompanhadas ou não de Bandô as Persianas Verticais dão o toque final em sua decoração além de proporcionar grande controle de luminosidade para seu ambiente…

- Horizontais

Elas são feitas em lâminas de alumínio com 25 mm e 16 mm de largura, e espessura de 0,018 e 0,021 mm.

São Monocromáticas, com cordas e cadarços em poliéster da mesma cor das lâminas, peças do mecanismo em poliacetal, controle de luminosidade através de bastões em acrílico transparente.

A pintura é em esmalte sintético especial, aplicada em processo contínuo em forno de alta temperatura, recebendo uma camada final em torno de 30/40 microns de espessura.

A durabilidade e sofisticação são garantidas pela alta qualidade e beleza das lâminas em alumínio .
Suas cores são suaves e harmoniosas e tornam a decoração mais sóbria e elegante, proporcionando maior privacidade e proteção do ambiente…

Fontes: artevisao.com.br  –  reparacaoestores.com  –  Persianas Canellas
Origem: Wikipédia