Panelas e a cozinha!

Escrito por

O aço inoxidável pega ímã? Em caso da resposta ser afirmativa, isso nos permite concluir que o material é de qualidade inferior?
Os aços inoxidáveis da série 400 (como o 430, por exemplo) são magnéticos.
Já os da série 300 (como o 304) não são.
De toda forma, nos aços da série 300, durante a conformação, existe uma transformação de fase que os torna parcialmente magnéticos. Isso pode ser evidenciado aproximando um ímã de uma cuba de aço inoxidável 304.

Encontraremos magnetismo nas regiões da cuba que sofreram maior deformação durante o processo de fabricação.
O fato de um material ser ou não magnético não tem uma relação direta com sua pior, ou melhor, qualidade.

Os utensílios de aço inox deixam gosto de metal nos alimentos?
Não. Algumas das características que certamente diferenciam o aço inox de outros metais são:
não ter cheiro, nem gosto e nem desprender substâncias que possam alterar o sabor dos alimentos.

Portanto, o cozimento em utensílios de aço inox não oferece risco à saúde humana. É por essa razão que tanques de aço inox são utilizados na produção de vinhos finos.

Qual a recomendação para o cozimento com mínimo de água?
Esse tipo de cozimento pode ser feito em uma caçarola ou uma panela que conduza o calor uniformemente e tenha uma tampa bem ajustada.

Atenção para que o utensílio não ferva em seco. Use chama baixa para prevenir a descoloração.

Cuidados com sua panela de aço

1. Antes de utilizar o produto novo, remova as eventuais etiquetas e lave com água quente e detergente.

2. Use fogo brando para evitar que o alimento grude no fundo da panela. O fundo triplo distribui uniformemente o calor, não sendo necessário o fogo alto. E, além disso, você economiza gás.

3. Quando a panela for utilizada no fogão a gás, a chama não deve ultrapassar a base da panela. No caso de uso em chapa elétrica, a chapa deverá ter o diâmetro igual ou inferior ao da panela.

4. Sempre dissolver o sal em água fervendo ou com os alimentos, mexendo os ingredientes no início do cozimento.

5. Não aquecer o alimento colocando uma panela sobre a outra. Este procedimento é perigoso, porque cria vácuo e impossibilita a retirada da mesma.

6. Se a tampa da Panela de aço Inox Tramontina ficar presa pelo efeito do vácuo durante o resfriamento, basta tirá-la e puxar, ou aquecer novamente até neutralizar o efeito do vácuo.

7. Alguns alimentos que possuem amido, como por exemplo massa e arroz, durante o cozimento poderão deixar manchas na parte interna da panela. Estas manchas são facilmente removidas, passando um pano com suco de limão, vinagre ou Pasta de Polir Inox Tramontina.

8. Evite deixar alimento na panela por muito tempo; o sal também pode provocar manchas.

9. Para que a panela de aço inox Tramontina fique sempre bonita e com brilho, recomendamos que seja lavada somente com detergente e esponja. A Tramontina desenvolveu uma pasta especial para polir e remover manchas nos produtos de aço inoxidável, que está disponível nos principais pontos-de-venda.

10. Depois da lavagem, sempre que possível, enxágüe com água quente e seque imediatamente, para que a panela se mantenha com o brilho original. O cloro e substâncias contidas na água podem deixar manchas na panela.

11. Não deixar a panela vazia sobre uma fonte de calor.

12. Deixe panelas quentes somente em superfícies resistentes ao calor.