Organize a Vida Escolar do seu Filho

Escrito por

As férias terminaram: é hora de estabelecer uma nova rotina para o seu filho!

Quem tem filhos em idade escolar sabe como é confuso o período de início das aulas, principalmente no começo do ano.

Se, depois de longas férias de verão, voltar a acordar cedo é difícil para qualquer adulto – e ainda ter o dia repleto de atividades e compromissos – imagine para as crianças.

Por exemplo: de nada adianta começar a se organizar no 1º dia de aulas, pois assim esse dia inicial, que costuma ser o mais confuso, vai virar um verdadeiro caos!

A organização deve ser sempre precedida de um planejamento, ou seja, alguns dias antes já tenha definido um plano do que fazer.

Horários de Dormir e Acordar para Crianças

Os horários de dormir e acordar, por exemplo, podem e devem ser as primeiras mudanças para uma volta às aulas produtiva, tanto para você como para seus filhos.

Cerca de uma semana antes do 1º dia de aula, volte a estabelecer o horário limite para estarem todos na cama.

Mesmo que ainda não estejam com sono, estimule-os a ir dormir e lerem um pouco ou você pode contar histórias para os pequenos que ainda não leem.

Esse horário do relaxamento antes de dormir vai acostumando o corpo deles a voltar a ter sono cedo e, no dia anterior ao início das aulas, todos irão para a cama no horário previsto.

Pela manhã, também estipule um horário máximo para levantarem da cama.

Não é necessário fazê-los acordar tão cedo, mas a cada dia durante esta semana anterior às aulas, acorde eles meia hora antes do que estavam acostumados durante as férias.

Assim, no dia das aulas eles já estarão habituados com o novo horário.

organizacao volta aulasEstabelecer horários para dormir todos os dias não deve ser visto como uma rigidez na rotina infantil.

Pelo contrário, é sinal de respeito às necessidades da criança e estímulo ao aprendizado.

Dormir de 9 a 10 horas por noite é o saudável para toda criança, assim ela ficará atenta às aulas e não dispersa, devido ao sono durante o dia.

Se seus filhos ainda precisam de um cochilo após o almoço, tente administrar o horário das atividades sem eliminar esse sono da tarde.

Material Escolar: Quando e Como Comprar?

Normalmente, as escolas entregam aos pais a lista do material escolar no começo do ano. Aproveite esta antecedência para iniciar a pesquisa de preços desde então.

Para esta fase inicial de comparação de preços o melhor é ir sem as crianças, pois elas vão querer comprar tudo – e sempre o mais caro!

Nesta pesquisa, leve um lápis e um bloco e vá anotando qual loja tem os melhores preços para determinado item da lista.

Atenha-se a três lojas para pesquisar, assim você não leva tanto tempo e não desanima.

Se você resolver comprar tudo de uma só vez em uma única loja, prepare-se para gastar muito mais do que estava prevendo.

Assim como na compra do supermercado, onde conseguimos economizar comprando determinados itens em cada mercado, aproveitando as promoções da semana, o material escolar também necessita de uma pesquisa prévia de preços.

Deixar para última hora faz você gastar mais, pois não terá tempo disponível para pesquisar, e não terão mais tantas opções de cada item para você escolher – os melhores sempre acabam antes.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: woodleywonderworks, mrsdkrebs