Como Organizar um jantar de Natal?

Escrito por

 

Dezembro é um mês que já começa diferente para todos nós: o espírito do Natal faz com que a gente fique mais apressada, com tantas tarefas extras para se fazer, além daquelas que já estamos acostumados.

 

E quem deseja organizar uma festa ou um simples jantar de Natal precisa muito planejar cada dia do mês para que consiga ter tudo pronto no dia 24.

São muitos detalhes para se pensar e muito trabalho a fazer.

Por isso, ter um plano bem organizado evita o estresse e faz você querer repetir a dose no ano que vem!

Neste artigo, vamos dar dicas de como organizar uma festa de Natal, ou um jantar ou almoço especial – para poucas ou muitas pessoas.

– Quem vem para o jantar?

O primeiro passo é pensar quantas pessoas você irá convidar.

Para isso, veja quantas pessoas sentadas cabem na sua casa – seja na mesa de jantar, no sofá, cadeiras extras, bancos na varanda etc.

Se você tiver cadeiras em outros cômodos da casa, leve-os para a sala e disponha-os de forma que fiquem todos mais ou menos próximos, para que seus convidados possam conversar sem precisar gritar.

Essa arrumação é para ver quantas pessoas, no máximo, você pode convidar, mas durante a festa, normalmente, os grupinhos vão se formando e as cadeiras vão mudando de lugar, além daqueles que vão preferir ficar de pé, circulando pelos grupinhos.

– Quem não come o que?

Depois de saber quantos convidados você poderá receber, faça uma lista com o nome de cada um e aproveite para fazer observações que você saiba a respeito de cada pessoa, por exemplo: bebida preferida, quem não bebe bebidas alcóolicas, quem não come determinado tipo de comida, quem tem alergia a algum alimento etc.

Convide com antecedência

O próximo passo é enviar o convite, que deve ser logo no início do mês de Dezembro, pois assim todos poderão se programar com antecedência ou, se for o caso, avisar que já possuem outros planos para a data.

O convite deve ser adequado ao tipo de festa que você irá fazer.

Pode ser bastante informal, como uma ligação telefônica ou por e-mail, ou formal, com um convite bonito e elegante enviado pelo correio para a casa de cada convidado.

Em qualquer um dos casos, diga qual será o tipo de traje e coloque uma data limite para confirmarem a presença.

Assim, você poderá seguir para o próximo passo: definir o cardápio.