Jantar Informal: Como Organizar com Elegância

Escrito por

Um jantar informal pode ser tão elegante quanto um formal. A diferença é que o estilo será menos clássico e você deverá zelar pelo clima descontraído dos seus amigos e familiares.

Jantares informais são mais animados, mas ainda assim devem prezar os detalhes, incluindo aí tira-gostos antes de se sentar à mesa.

Conheça a seguir os segredos para receber com desembaraço, alegria e, ainda assim, com bom gosto – e sabor.

Jantar Informal: Serviço Americano é uma Boa Opção

buffetNo jantar americano todos os pratos do menu escolhido ficam expostos, assim como as louças, talheres e copos.

Em uma disposição ideal, a mesa fica reservada à refeição.

Pratos, talheres e guardanapos ocupam um móvel. Copos, bebidas e baldes de gelo, outro.

Jogos americanos e guardanapos de papel são muito bem-vindos. Em jantares românticos, devem ser utilizadas peças que incrementem este momento como pratos fundos, sousplats e bowls.

A decoração da mesa exige criatividade. Pétalas de rosas, velas e pequenos arranjos, criam o clima perfeito. Para festas, a imaginação é livre.

Misturar cores e peças deixam a mesa mais atraente e diferenciada.

Arranjos para a Mesa com Flores, Frutas e Arranjos Especiais

arranjo de floresAlguns componentes de decoração contribuem para dar o tom na sua recepção

O item de cores é um item que traduz a essência de um acontecimento, elas estão nas flores, frutas, toalhas e louças. Para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer o significado de cada cor e o impacto que podem causar no ambiente.

O vermelho é o matiz mais dramático que existe. Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas, crista de galo.

O laranja tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. Duas flores com essa cor são utilizadas atualmente, o girassol e o lírio.

Já o rosa é ideal para dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. As flores mais usadas com essa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica.

Amarelo transmite ideia de riqueza afinal, é a cor do ouro. Ligados a ela sentimentos de força, entusiasmo e trazem positivismo ao ambiente.
Lírios, girassóis, narcisos, crista de galo, palmas são as flores que mais prestam às decorações.

O verde é essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e paz. São inúmeras as plantas que se prestam à decoração, entre elas as dracenas, ciprestes, eucaliptos, samambaias, avencas, etc.

Azul leva otimismo e esperança ao ambiente e as flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoulas, agapantos, etc.

O branco é indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores, é a cor da paz. Copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão a vida e harmonia às outras flores do arranjo.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: dignidadefuturogondomar, Hotel de la Paix Genève