Dicas de como organizar o espaço de sua cozinha …!

Escrito por

A cozinha hoje além de ser o local de preparo dos alimentos, também costuma ser o palco de diversas outras atividades domésticas.
Mas independente do uso, é necessário deixar o ambiente pronto e organizado, começando pela disposição correta dos móveis, utensílios e eletrodomésticos.

Geladeira, pia e fogão

A geladeira, a pia e o fogão devem estar próximos, de modo que os alimentos possam ser rapidamente transportados de um lugar para o outro durante e após a arrumação.

Mas, leve em conta que os eletrodomésticos geradores de calor não devem ter contato com geladeiras e freezers para economizar energia.

Utensílios

A proximidade destes três itens facilita a divisão de sua cozinha em três unidades imaginárias:

a área de armazenamento dos alimentos;

a de preparo;

e a de cozimento.

Pense no espaço que você tem para cada uma das atividades exercidas na cozinha e das coisas que precisa para cada uma.
Os utensílios devem estar próximos de onde são usados.

Avalie o espaço que tem de armários, paredes e teto e utilize esse potencial. Disponha em pontos da parede próximos ao fogão e a pia, ganchos que recebam panelas e utensílios, assim eles podem ser localizados rapidamente. Instale prateleiras onde outros utensílios podem ser colocados.

Armário

Mas se você gosta do visual de seu armário e não pensa em mudar, existe a possibilidade de se fazer uma reforma interna, pedindo a instalação de gavetões para as panelas e divisórias específicas para as demais categorias de utensílios.
Além disso, pode-se modificar a altura do móvel, que preferivelmente deve se estender do chão até o teto, evitando acúmulo de poeira nas extremidades superior e inferior.

Se a madeira for muito fina, restringindo as possibilidades de modificação, pode-se simplesmente utilizar caixas transparentes de PVC para as panelas e organizadores para os talheres.

Microondas

Se há pouco espaço considere a idéia de embutir o forno microondas.
Você pode ainda instalá-lo em um suporte corrediço com gavetas ou prateleiras que acomodariam objetos como livros de culinária, medidores, abridores de lata e garrafa e saca rolhas.

Mesa

Se a sua cozinha é também o lugar onde acontecem as refeições, providencie – especialmente para ambientes pequenos – mesas acopladas à parede ou aos armários, de modo que possam ser recolhidas após o uso, desestimulando o acúmulo de objetos em sua superfície.

Uma mesa de qualquer modelo, bem como um armário feito com a ajuda de um arquiteto e um marceneiro, podem ser o melhor caminho para a organização, já que esses móveis terão o espaço adequado e serão divididos de acordo com as quantidades de peças presentes na cozinha do cliente.

O único contratempo dessa opção é o prazo de entrega, geralmente superior, se comparado ao dos móveis comprados em lojas.
Quanto ao preço, há compatibilidade entre as duas opções.

Botijão de gás

Durante a arrumação da cozinha, lembre-se de reservar um local arejado para os botijões de gás para garantir maior segurança aos moradores no caso de vazamento.

fonte: www.organizesuavida.com.br