Seu carro com um “algo a mais”: o nitro pode ser uma boa opção para dar um “gás” extra e garantir uma potência superior ao motor do veículo.[clear]
Aprenda o que é e como é instalado o kit nitro nos veículos, assim como qual é sua principal função e como a potência do motor é alterada quando o motorista aciona a alavanca já em alta velocidade.
Preparado?
[h2 type=”2″ width=””]O Que é Nitro?[/h2]
Quem gosta de tuning e velocidade vai adorar conhecer um pouco mais sobre o gás que dá aquela força ao motor do carro, o nitro (N2O).
Seu nome vem da abreviação de óxido nitroso, sendo um gás totalmente incolor e formado pela junção de dois átomos de nitrogênio e um de oxigênio.
Essa combinação é perfeita para aumentar a potência do motor do veículo, pois o oxigênio eleva o nível de queima do combustível e o nitrogênio provoca a redução de volume de gases no cilindro, permitindo a admissão de um volume extra de combustível.
[h2 type=”2″ width=””]Preparação[/h2]
Antes de entrar no processo de instalação do nitro, é preciso que o motor do carro esteja em perfeitas condições de conservação e desempenho.
Se o motor do veículo for original, o máximo de nitro que poderá ser utilizado é de até 40% de aumento de potência e, para tal, algumas mudanças no motor serão feitas.
Aliás, este é motivo mais do que necessário para que você realize todo o processo em oficinas de confiança e que já possuem certa experiência na instalação do kit nitro, justamente para evitar quebras prematuras ou danos na parte mecânica do motor.
[h2 type=”2″ width=””]Como Funciona o Nitro Dentro do Motor?[/h2]
O nitro realmente fornece uma potência extra ao motor do carro, pois o nível de oxigênio é elevado dentro dos cilindros.
Para alcançar uma potência elevada e desejada pelos amantes da velocidade, o motor passa a funcionar como se saltasse de 1.0 para 1.4. Isso somente é possível porque os gases passam a ocupar um volume menor dentro dos cilindros, característica exclusiva do nitrogênio que compõe o kit nitro.
No motor, o nitro passa do estado líquido para o gasoso e absorve o calor ambiente. Por conta disso, a temperatura reduz bruscamente.
Porque ocupa menos espaço, o nitro permite que mais gases de combustão exerçam sua função dentro dos cilindros do motor. Além disso, quando chega o momento da vaporização do nitro, o mesmo se separa em nitrogênio e oxigênio, o que aumenta consideravelmente a força de combustão.
Com isso, o carro ganha, por alguns segundos, até 120 cavalos a mais de potência.
Interessante notar que o gás nitro só terá o resultado esperado quando o motor estiver próximo da velocidade máxima de fábrica e, mesmo assim, apenas em pistas com longos espaços retilíneos, porque tem um efeito arrancada, onde o motorista pode perder o controle do carro e provocar um acidente.
A potência do motor pode aumentar até 40% com o acionamento do nitro, perdurando por um período de 15 a 45 segundos. Se por um lado a força do motor aumenta, o consumo de combustível também. É gasto aproximadamente 80% a mais de gasolina ou álcool durante o uso do nitro.
[h2 type=”2″ width=””]Instalação do Kit Nitro[/h2]
O kit geralmente é formado pelo cilindro, manômetros e solenóides de combustível. Também é composto por mangueira, especialmente metalizada para facilitar a condução do gás até aos cilindros e, ainda, fogger (bico injetor), giclê (calibrador da quantidade de combustível) e botões de acionamento.
Ficou confuso? Os solenóides funcionam como verdadeiras “torneiras”, válvulas que abrem e fecham após o motorista acionar o nitro, liberando o gás para os cilindros. A quantidade de foggers que é instalada no motor está relacionada com a quantidade de potência que o dono do carro deseja adicionar.
Aliás, o acionamento também merece atenção especial. O proprietário do carro pode instalar alguns sistemas, como botão de alavanca de marcha ou mesmo um volante diferenciado e que já vem com botões especiais.
Ainda há a opção de acionamento através de botão no final do curso do acelerador ou em outras partes do carro. Em todos os casos, são instalados em conjunto botões de segurança.
E boa notícia para quem possui um kit de nitro e quer trocar de carro: o kit pode ser reutilizado em outro automóvel, basta falar novamente com o pessoal da oficina e realizar a troca dos giclês. Os cilindros de nitro normalmente são instalados no porta-malas ou atrás do banco do motorista.