Ceia de Natal em Cozinhas Gourmet e Churrasqueiras

Escrito por

Cozinhas gourmet e churrasqueiras são espaços muito celebrados ao longo do ano. Por que não também no Natal? Ao invés de fazer da forma tradicional, com a comida sendo feita num lugar e servida na mesa de jantar, você poderá integrar as duas coisas. Confira as nossas dicas.

Sai a ceia ao redor da mesa de jantar, entra a descontração de celebrar o Natal na bancada de um espaço gourmet ou churrasqueira. Famílias menores e mais informais, assim como as mais jovens, estão aderindo cada vez mais a essa proposta.

Como Decorar seu Espaço Gourmet para o Natal

cozinha gourmet natalComo cozinhas gourmet em geral são altamente funcionais, talvez falte espaço horizontal para espalhar enfeites – mas ainda há o que fazer. Você pode espalhar pequenos pinheiros de mesa sobre a bancada ou dentro de armários com portas de vidro.

Evite velas acesas. Com a concentração de pessoas, há o risco de esbarrar nelas. O resultado é o risco de queimaduras ou mesmo incêndios. Outro risco são arranjos com bolas natalinas de vidro. O ideal que sejam de plástico metalizado. Assim, não quebram em caso de queda.

A melhor pedida de iluminação será as sempre encantadoras luzinhas piscantes. Elas podem ser penduradas nas paredes (contudo longe do fogão), nas bordas do balcão ou serem colocadas dentro de taças grandes.

Guirlandas também conferem um apelo irresistível. Elas podem ficar em algum ponto de destaque na parede, numa porta de armário ou também pendurada a partir do teto sobre a bancada. Deitada sobre a superfície, poderá decorar a mesa envolvendo um pote com frutas secas.

A decoração da mesa também deverá ser mais funcional – mas sem perder o espírito de Natal. Use e abuse de toalhas, jogos americanos e vários outros itens com uma pegada especial para a data.

cozinha natalGrandes laços de fita vermelhos amarrados ao redor do encosto de cadeiras ou banquetas também podem ajudar a colocar o lugar no clima.

Atenção: muitas cozinhas gourmet são montadas dentro da casa ou apartamento. Isso pode levar a uma carência de espaço quando a família inteira estará reunida. Portanto, observe se a bancada é grande o suficiente para comportar todo mundo.

Caso não seja, providencie uma mesinha dobrável. Ela pode ficar fechadinha num canto e ser aberta na hora que a refeição for servida. Ali é o local ideal para colocar as crianças. Se a bancada é rodeada por bancos, também será ótimo para acomodar pessoas mais idosas.

Certifique-se, é claro, de que há cadeiras confortáveis para sentar quem estiver na mesinha dobrável.

Ceia de Natal ao Redor da Churrasqueira

Já as churrasqueiras, em geral, fazem parte da área externa da casa ou apartamento. Portanto, tendem a ser mais espaçosas – e, com isso, a comportar mais pessoas. Isso é ótimo, mas sempre certifique-se de que haverão cadeiras suficientes para a hora da refeição.

Com a irreverência própria de um churrasco, não é completamente necessário haver mesa para todos. A proposta de apoiar o prato no colo cabe aqui. Crianças e idosos, no entanto, deverão ser prioridade no balcão ou numa mesa.

arvore de natal escadNa churrasqueira, muitas das recomendações de decoração da cozinha gourmet se aplicam. No entanto, evite enfeitar as coifas com objetos inflamáveis, como tecidos e palha seca.

Havendo espaço, coloque uma árvore de Natal num canto. Uma maneira de fazer isso numa área menor é usar uma ideia alternativa, como uma escada aberta com luzinhas piscantes ou enfeites em cada degrau.

O cardápio típico de churrasco também poderá ser adaptado para a ocasião. Entre as carnes, inclua o peru ou chester grelhados, arroz e farofas com passas ou castanhas, tender, batatas assadas.