As lavadoras de roupa, fabricadas a partir do final da década de 90, são praticamente todas controladas por placas eletrônicas.

Mesmo que no painel de controle de algumas possamos ver apenas botões, internamente as lavadoras são munidas de um, dois ou até três placas de controle.

Dessa forma se tornaram mais modernas – mas, atrelado à modernidade, veio também uma maior probabilidade de apresentar mais problemas, visto que quanto mais modernas necessitam de mais componentes, e quanto mais componentes, maior a chance de falhas, quebras ou queima.

Então, para que as lavadoras de hoje durem mais que as antigas, siga algumas regras básicas de uso que vão fazer com que a vida útil dessas novas lavadoras seja aumentada consideravelmente.

Tire a Lavadora da Tomada Após o Uso

Toda vez que terminar de usar, tire a lavadora de roupas da tomada.

Mesmo sem uso, as placas eletrônicas ficam energizadas e expostas a uma alteração na corrente elétrica, que pode provocar danos ou perca total dos componentes eletrônicos.

Além disso, estando energizadas, mesmo não sofrendo avarias, vão aumentar o consumo de energia elétrica.

Evite Lavagens Seguidas

tambor lavadoraNunca faça lavagens em sequência: quando terminar de lavar uma carga de roupas, espere pelo menos uma hora para que todo o conjunto, tanto elétrico, eletrônico e mecânico esfrie.

Durante uma lavagem há um superaquecimento de todos os componentes.

Um tempo de repouso entre uma lavagem e outra se faz necessário para não forçar o equipamento.

Não Lave Tapetes na Lavadora Doméstica

Não é recomendado que se lave tapetes em lavadoras, pois tapetes e panos de chão acumulam terra, ou pó de terra que se acumulam no interior do equipamento.

A médio e longo prazo isso vai aumentar consideravelmente o desgaste do retentor de água, provocando vazamento e danos a caixa de engrenagem e rolamentos.

Não Deixe a Roupa de Molho na Lavadora Durante a Noite

Jamais deixe roupa de molho dentro da lavadora – molho, somente o que vem na programação das lavadoras.

Caso contrário o peso da água e da roupa vai desgastar a suspensão, e a química do sabão e produtos de limpeza também vão agir de forma negativa no retentor, provocando desgaste precoce.

Não Use Sabão Ralado Manualmente

Na tentativa de economizar com sabão em pó, muitas pessoas usam sabão de coco ralado – mas ele não é aconselhado para usar em lavadoras.

Saiba aqui como economizar eficientemente na hora de lavar roupa.

Em contato com a água, em muitos casos, o sabão ralado forma uma pasta densa que, além de não ser eficiente no processo de lavagem, também se acumula no fundo do tanque.

Em muitos casos, o sabão ralado desce para a eletrobomba de drenagem, causando a obstrução da mesma e eventualmente a queima da eletrobomba.

Não Lave Roupa em Excesso

Todas as lavadoras de roupa vem com uma capacidade de lavagem estipulada.

Portanto veja sempre no manual do produto em qual nível deve estar programada a lavadora, para a quantidade de roupas que deseja lavar.

lavadora regulagem
Regule a quantidade de água conforme o volume de roupas

Jamais coloque muita roupa com pouca água: isso vai fazer com que o processo de lavagem não seja eficiente.

Se colocar muita roupa e pouca água, a roupa vai ficar socada, sem espaço para se movimentar e, nesse caso, muitas vezes o sabão nem se dissolve na água, de tanta roupa que colocam.

Uma dica para saber se a quantidade de roupas está de forma adequada dentro da lavadora é olhar para as roupas durante o processo de lavagem e ver estão mudando de lugar, ou seja, mergulhando e voltando a aparecer.

As roupas tem que ficar circulando de cima pra baixo dentro da lavadora, e isso só vai ocorrer se houver a quantidade de roupa certa para o nível de água selecionado.

Pouca água e muita roupa, além de não lavar, ainda força ao extremo o conjunto mecânico da lavadora, provocando a quebra precoce.

Máquina de Lavar: Use Corretamente e Economize

A forma como usamos as lavadoras vai definir quanto tempo elas vão durar sem apresentar problemas.

Usar uma lavadora de forma correta vai com certeza aumentar muito o tempo de uso sem apresentar falhas, assim podemos usufruir das lavadoras sem ter despesas com manutenção.

Se tiver muita roupa para lavar, lave em duas ou mais vezes – não coloque tudo forçando o equipamento.

Prefira lavar roupas uma ou duas vezes ao dia, ao lavar toda a roupa em apenas um dia da semana.

Autoria: Celso jair Pereira é eletrotécnico, autor do blog Técnico Brastemp Web e de um canal no Youtube.