Como Fazer sua Mudança Interestadual

Escrito por

Mudança de casa envolve muitos preparativos – sobretudo se o seu novo endereço estiver em outro estado.

É preciso organizar-se com antecedência para que todos os detalhes sejam levados em conta e nada de importante fique para trás ou se danifique durante o transporte.

Confira a seguir tudo o que você precisa para vencer uma distância interestadual de forma descomplicada em direção ao seu novo lar.

Mudança Interestadual: Escolhendo a Empresa Transportadora

mudançaEncabeçando os preparativos está a escolha da empresa de mudança que levará seus pertences do seu estado para o novo.

Como a distância é maior, a atenção deve ser redobrado na hora de investigar as companhias disponíveis no mercado. Afinal, seus itens estarão por muito mais tempo sob a responsabilidade desses terceiros.

Uma ótima forma de pesquisar e cotar empresas de mudanças é online, por meio de sites especializados.

Leve em consideração a idoneidade das empresas, seu compromisso com datas e horários acordados e todas as medidas de segurança adotadas para realizar o transporte dos itens.

Em seguida, você deverá entrar em contato com a escolhida e passar o máximo de informações possíveis, como o seu endereço, atual e o futuro, e quando pretende realizar a mudança.

caminhaoDe antemão, pergunte quanto tempo o caminhão de mudanças levará de porta a porta, de modo que você possa planejar como passará esses dias de trânsito dos seus pertences. Você estará sem local fixo para morar.

Em geral a empresa escolhida realiza uma vistoria, com antecedência, das suas coisas, e só então fecha um orçamento final. Esse orçamento deverá contemplar pormenores, discriminando todos os serviços (embalagens a utilizar, desmontagem, montagem e içamento de móveis, etc).

Peça sempre uma cotação de um seguro da sua carga – quanto maior a distância, mais risco existe de que algum imprevisto aconteça.

Se você possui automóvel, será preciso decidir se dirigirá até sua nova casa ou se pretende que a empresa realize o transporte do seu carro.

Converse com a empresa de mudança sobre a necessidade de notas fiscais de eletrodomésticos e eletrônicos.

Mudança Compartilhada Entre Estados

mudançaExistem formas menos tradicionais de realizar mudanças de longas distâncias. Uma delas é a mudança compartilhada (ou de aproveitamento), aonde os seus pertences são encaminhados para a nova cidade junto com os de outros clientes, com cada um pagando sua parcela no transporte.

A mudança compartilhada costuma ser mais em conta, mas você precisará ter paciência: suas coisas poderão levar de 15 a 20 dias para chegar até sua nova casa.

Você pode negociar e, pagando um pouco a mais, pedir para a empresa de mudança buscar suas coisas um ou dois dias antes de pegar a estrada – mas isso depende da boa vontade deles.

Nesse sistema, caminhões menores são utilizados para coletar cargas de diferentes clientes dentro das cidades; elas ficam acomodadas em guarda-móveis até o dia da viagem para o outro estado, quando, então, são transportadas em caminhões maiores.