Como cuidar de moveis feitos em MDF?

Escrito por

O MDF ou Aglomerado

A diferença entre o MDF e o aglomerado não interfere na qualidade dos moveis planejados,pois ambos são bons materiais para uso residencial, devendo somente ser observado o ambiente onde será utilizado.

O aglomerado apresenta características superiores ao MDF quando aplicado em portas de armários de grandes dimensões, em laterais de armários de cozinha, laterais de roupeiros.

O MDF tem seu melhor desempenho quando é utilizado em peças que exigem usinagensem relevo, exemplo: portas de armários de cozinha, armários de banheiro, tampos de mobiliário de escritório que recebem pintura, peças molduradas.

O cuidado que o consumidor deve ter na compra do móvel é quanto ao acabamento das peças.
Verificar se as quinas estão lisas, se as bordas não estão descoladas, se as partes escondidas (fundos de gaveta, costas dos armários, partes que ficam encostadas na parede) estão protegidas (pintadas ou recobertas com bordas).

 O MDF (Medium Density Fiberboard):

é uma chapa de fibra de média densidade, na qual, por um processo de alta temperatura e empre-go de pressão, fibras de madeira são aglutinadas por resinas sintéticas.
Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.
Basicamente, utiliza-se o pinus reflorestado e selecionado para confecção de tais painéis.

- Aglomerado:

Chapa de madeira constituída de partículas unidas por adesivo sintético, pressão e calor.Geralmente composta por três camadas, possui nas faces externas partículas menores quefavorecem a aplicação de revestimentos. Internamente possui partículas maiores,proporcionando estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência aempenamentos

Os móveis são fabricados em Aglomerado ou MDF e são expedidos pela fábrica sem qualquer espécie de fungos, cupins ou pragas em geral. No entanto, por serem derivados de madeira, podem ser atacados, caso tenham contato com os produtos, materiais ou locais já infestados.

Recomendamos que seja feita uma dedetização/descupinização nos ambientes periodicamente. Em caso de histórico de cupins, recomenda-se a dedetização/descupinização antes da instalação dos móveis.

Cuidados necessarios (MDF)

Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original, devendo ser evitados, inclusive, através de vidros escurecidos, películas e cortinas.

Ao manusear objetos para a limpeza, levante e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis.

Não coloque peso* excessivo sobre os móveis e nunca se apóie sobre as portas, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas.

Não se apóie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.
Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes.

Não apóie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os tampos . Isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize apoios ou aparos para colocar objetos quentes sobre os tampos.

Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para proteção.

Não utilize estiletes e outros objetos com lâminas ou pontiagudos para fazer cortes sobre os tampos. O revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.

Evite o contato de tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize porta-canetas e anteparos para guardar estes materiais.

Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, a fim de evitar vazamentos.

Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, a fim de identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Sh4rp_i