Monte um Bar de Cervejas em Casa

Escrito por

O brasileiro ama cervejas – e, para alegria geral, as artesanais se multiplicam cada vez mais. Com isso, muita gente começa a providenciar, em casa, seu próprio bar de cervejas. Veja como montar o seu.

Um Espaço para Montar seu Bar de Cervejas

Em primeiro lugar você deve saber qual espaço poderá ser dedicado para o seu bar de cervejas.

bar de cerveja cozinhaSe você possui uma cozinha americana, poderá usar o balcão para acomodar os itens, tais como copos, uma cervejeira ou até mesmo uma míni geladeira doméstica especial para essa bebida. Sim, elas já existem!
Acomode os copos numa bandeja especial. Não precisa ser todos eles: os que sobram podem continuar num armário da cozinha.

Se sua cozinha é fechada, você simplesmente pode chamar um arquiteto para projetar o bar dos seus sonhos.

Mas se você precisa economizar, ou está com pressa, providencie um aparador exclusivo e acomode-o junto a uma parede da sala.

bar de cerveja prateleiraAli, você poderá colocar uma garrafa de cada tipo de cerveja, como uma amostra do que você tem na geladeira. Os copos podem ficar logo ao lado.

A geladeira, inclusive, pode ficar embaixo do aparador. Se você tem uma chopeira, o barril pode ficar também ali embaixo.

No aparador, separe um local para deixar o abridor sempre à mão, assim como bolachas com as estampas das marcas que você mais gosta. Um quadro com rótulos ou tampinhas pode ser pendurado na parede, bem centralizado com o móvel.
Prateleiras também podem ser instaladas nessa área. Nela você poderá acomodar copos e garrafas de cervejas raras ou memoráveis.

E não se esqueça de providenciar lugares para que os seus convidados apreciem as cervejas com conforto. Bancos altos, com boa proporção em relação ao balcão de cervejas, são essenciais.

Como Escolher Cervejas para o seu Bar Doméstico

bar de cerveja domésticoUm bom bar de cervejas oferece produtos para todos os gostos. Você deverá ter desde as marcas comerciais mais populares entre os seus amigos como algumas marcas artesanais do seu interesse.
Para incrementar o menu, não esqueça de incluir sabores mais exóticos – só a título de novidade. A cerveja é informal, e pode ser muito divertido abrir uma desconhecida para ser provada por todos.

No geral, para um bar pequeno, o ideal é ter, no mínimo, sete rótulos disponíveis. Se o seu bar for mais elaborado, escolha a partir de doze.

Quando for chamar seus amigos, certifique-se de que suas cervejas prediletas estejam presentes.

Geladeira para Cervejas

geladeira cervejaÉ claro que você pode usar sua geladeira comum para acomodar suas cervejas. No entanto, se faltar espaço, vale cogitar a compra de uma geladeira cervejeira.

Afinal, é desejável que as garrafas fiquem em pé, e em geladeiras comuns, que contém outras bebidas e muitos alimentos, isso pode não ser possível.

Além disso, não é recomendável que as cervejas fiquem na porta da geladeira. A variação de temperatura provocada pelo abre-e-fecha pode alterar a qualidade do líquido.

bar cerveja palets

Exponha algumas garrafas de cervejas que você tem na geladeira

Geladeiras cervejeiras são projetadas para evitar todos esses reveses. O mercado oferece diferentes tamanhos, para caber em qualquer espaço e atender a diferentes demandas.

Algumas são parcialmente transparentes, como as expositoras presentes em bares de rua. Elas vem com visor digital para mostrar a temperatura interna e regulagem para quatro faixas de frio.

Uma geladeira maior deverá ter um sistema de circulação de frio mais eficientes, para manter a uniformidade entre as garrafas. Algumas possuem iluminação interna em LED.

No geral, as cervejeiras tem prateleiras removíveis, gerando flexibilidade na acomodação. Uma que possui capacidade para 75 latas também acomoda 75 longnecks.

Copos para o Bar de Cervejas

copos de cervejaVocê pode preferir um simples copo garotinho. Mas este é apenas um num universo maior.

O copo Pokal, por exemplo, é ideal para cervejas mais aromáticas. O Weizen é mais indicado para as de trigo e o Lager, para as menos aromáticas.

Amantes de cerveja belga forte poderão adquirir um cálice; um Snifter para cervejas mais encorpadas; e o famoso copo Pint quando do consumo de cervejas americanas e inglesas de alta fermentação.
Canecas são ótimas. Suas asas evitam que o calor das mãos altere a temperatura da bebida.

Um copo de vinho branco é totalmente permitido se quiser adicionar um pouco mais de glamour à experiência, não importa a cerveja. Totalmente permitido.

Por outro lado, esqueça o mito de servir a cerveja em copo gelado. A condensação causada pelo contato entre líquido e vidro acaba diluindo a bebida e alterando seu sabor.

Antes de servir, leia o rótulo e certifique-se se existe uma maneira específica de servir aquele tipo de cerveja. Algumas, como as de trigo alemãs, exigem que as partículas que repousam no fundo sejam misturadas e servidas; nas belgas, isso deve ser evitado.