Míni Casamento: O Grande Dia

Escrito por

O míni casamento também tem o seu grande dia – e isso inclui todos aqueles elementos típicos, como vestido, comida e decoração. Saiba como fazer bonito mesmo quando o casório é pequeno.

Convoque os Amigos com Dons Especiais

Um dos pontos altos do míni wedding é que ele é muito mais intimista e pessoal. Portanto, você sempre pode chamar a banda do seu amigo para tocar na cerimônia ou recepção – ou chamar aquele seu conhecido que é DJ, por exemplo.

Muitas pessoas estão substituindo (ou complementando) o discurso de juízes de paz por poetas. Sim, casar com poesia é uma grande tendência. Se você tem um amigo inspirado, pode pedir um poema exclusivo para consagrar a união.

Existe um bom número de atividades necessárias ao grande dia que você pode pedir a amigos especializados para capitanear: cabelo, maquiagem, fotografia, buquê… o importante é que você já conheça o trabalho deles. Nunca chame alguém no escuro.

Se forem pessoas mais próximas, peça um desconto no valor dos serviços. Se oferecerem como presente de casamento, vale aceitar!

Decoração para seu Míni Wedding

flor mosquitinhoUma das vantagens de casar pequeno é que o orçamento reduz bastante. Portanto você deverá gastar menos com flores, que costumam ser um dos gastos mais pesados de uma ocasião como essa.

Mas se mesmo assim for importante conter despesas, uma saída clássica é usar apenas flores mosquitinho, aquelas bem miúdas e branquinhas que em geral acompanham buquês. São facílimas de encontrar, muito baratas e bem graciosas.

O pulo do gato, para valorizá-las, é acomodá-las volumosamente em vasos e cachepôs especiais.

Além das flores, a mesa de doces pode ser o outro ponto focal da decoração: com um bolo de design bem bonito, rodeado de quitutes caprichados, o espaço ganha cara de casamento.

Comes e Bebes em Casamentos Pequenos

bolo de noiva casamentoVocê pode dispensar completamente a tradição de buffet e jantar. Ao invés dele, cogite um coquetel com as chamadas finger foods, ou “comidas de dedo”: aquelas que pegamos com as mãos.

Salgadinhos, canapés, sopinhas em pequenos potes, legumes em palitinhos, frutos do mar em colheres de louça. São um charme e satisfazem.

Casamentos pequenos também abrem a opção de substituir garçons, que existem para dar conta de muita gente, por uma mesa grande onde duas ou três pessoas servem as bebidas, da água ao prosecco.

Já o bolo poderá corresponder a 75% dos seus convidados – essa proporção é mais que segura para não faltar. Além das comidas servidas desde o começo, ainda existem os docinhos para competir pela sua fome.

O Vestido da Noiva

vestido noiva buqueVestidos exagerados, com muito volume e brilho, não combinam com casamentos menores. Simplesmente ficam exagerados demais, confundindo a proposta mais low profile da ocasião.

Mas isso não significa que você não poderá fazer como manda o figurino: véu, grinalda, tiara, rendas e comprimento longo sempre são adoráveis.

Modelos mais simples, com tecidos lisos e saias mais curtas também são perfeitamente adequados. Muitas noivas de míni weddings substituem o véu por flores ou mesmo um fascinator, aquele arranjo de rede e penas antigo.

O noivo, se quiser, pode dispensar a gravata e ir com o botão do colarinho aberto.

Alugar a roupa é uma recomendação totalmente aceitável. Comprar um modelo pronto numa loja mais sofisticada, não especializada em noivas, também  pode ser muito elegante.

O importante é que tudo saia como você planejou, e a confiança de que mesmo os menores casamentos podem conter as maiores alegrias.