Como Montar a Lista de Presentes do seu Casamento

Escrito por

 

O casamento é um momento maravilhoso e único na vida de um casal.

Mas antes do grande dia é preciso um processo de planejamento e organização que leva meses de dedicação.

A atenção envolve as roupas, a escolha dos padrinhos, local e data da cerimônia, decoração, a festa, a viagem e vários outros detalhes que compõem esse momento tão especial.

E, com tantas preocupações, a lista de casamento pode se tornar uma grande aliada do casal, já que ela irá ajudar na decoração e montagem da casa.

Usualmente, o casal inclui na lista os eletrodomésticos que ainda não possui e utensílios gerais (jogo de panelas, talheres, taças, eletrônicos etc).

Casamento: Vantagens das Listas de Presente

presenteUma das maiores vantagens da lista é evitar que os noivos ganhem presentes repetidos, pois os itens vão sendo eliminados na lista a medida que os convidados fazem a compra.

No caso da lista online, há ainda a vantagem da entrega direta, sem que o convidado precise ir ao domicílio do casal.

Alguns sites permitem ainda que os presentes sejam convertidos em dinheiro, porque muitos já possuem os utensílios e precisam do dinheiro para investir na casa ou nos próprios gastos do casamento.

Nesse caso, a conversão é secreta, evitando que os convidados se sintam ofendidos com a devolução dos presentes.

Iniciando a Lista de Presentes de Casamento

Uma boa dica é que dividam em três modalidades:

  • Itens fundamentais: essa categoria inclui os eletrodomésticos básicos da casa (geladeira, fogão, batedeira etc) e aqueles que vocês usarão sempre, como copos e talheres. Nesse caso, é importante definir o estilo e qualidade, para que os presentes não acabem ficando guardados na nova casa;
  • Produtos decorativos: vão contribuir para sua casa, principalmente se os noivos acabaram de se mudar e estão montando e decorando aos poucos o novo lar;
  • Itens de desejo: geralmente são mais luxuosos ou ultrapassam a necessidade, como home theater, taças de cristal e objetos em prata, por exemplo.

Lista de Casamento: O Que Levar em Consideração

É de máxima importância que o casal coloque na lista coisas que irão se adequar na casa. Por isso, repare na medida do objeto e no espaço disponível para ele.

rosa presenteFogões, geladeiras, televisão e máquina de lavar costumam ter espaços muito bem designados na casa, sendo fundamental que caibam neles. Para avaliar melhor os itens, vale a pena ir a uma loja física e vê-los pessoalmente.

Além disso, existem consultores e especialistas que podem ajudar na hora de fazer a lista.

Eles vão perguntar sobre a ordem de importância, o tamanho da casa, investimentos futuros, o número de convidados e o estilo do casal, buscando organizar a lista da melhor maneira possível.

O local da moradia também influencia a escolha dos presentes – pessoas que moram em locais frios sentem necessidades diferentes de quem mora na praia.

O estilo de vida também é algo primordial: veja quanto tempo vocês ficarão em casa, quantas refeições farão, se pretendem viajar muito. Procurem itens que serão realmente úteis no decorrer dos anos.