Não existe época do ano onde visitamos o supermercado com mais frequência do que em dezembro. Por isso ensinamos você a elaborar uma lista de compras que vai economizar tempo e dinheiro, sem se esquecer de nada! Vem com a gente e anote as dicas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens da Lista de Compras Perfeita[/h2]
Se você acredita que fazer uma lista de compras serve só para não esquecer itens necessários está enganada. Uma boa lista faz muito mais por você.
Em primeiro lugar ela evita que você compre coisas que você já tem. Isso evita acúmulos desnecessários na despensa – e gastos indesejados. Também ajuda muito a não comprar por impulso.
Tendo em mãos uma boa lista sua visita ao mercado é mais veloz. Você não ficará vagando pelas gôndolas tentando adivinhar o que precisa.
Sem contar que você corre muito menos riscos de se decepcionar se outra pessoa for realizar a missão no seu lugar.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas Básicas para Uma Boa Lista de Supermercado[/h2]
Evidentemente cada vez que se vai no supermercado compramos itens diferentes. Vai variar com a necessidade. No entanto existem formas diferentes de fazer o mínimo: ter a lista consigo quando colocar as mãos num carrinho.
Uma delas é o bom e velho bloquinho de papel. Mas melhora se esse bloquinho andar sempre dentro da sua bolsa. Desta forma você não o esqucerá em casa! Parece óbvio mas acontece demais.
A outra é fazer sua lista numa lousa na cozinha – e fotografá-la com o celular antes de sair. É um jeito de digitalizar a informação.
Se você quiser dar um passo à frente poderá elaborar uma lista geral com tudo – tudo mesmo – que você já comprou para a casa. Veja alguns modelos na internet e adote o melhor para você.
Ou faça um original no computador. Ao lado de cada produto, coloque um espaço para anotar manualmente a quantidade certa.
Basta imprimir esta lista e indicar o que precisa – e quanto. Deixe algumas linhas em branco no final para anotar, no mercado, algo novo que tenha comprado.
Ao chegar em casa incorpore à sua lista básica.
E sempre haverá um aplicativo especial para listas de compras. Eles podem ser atualizados a qualquer momento. E só será esquecido se você mesma deixar o celular em casa, o que é muito pouco provável.
[h2 type=”2″ width=””]Lista de Compras para Diferentes Ocasiões[/h2]
Você também pode montar sua lista de compras de acordo com o cardápio da semana, caso você se organize assim. Ou seja: ao invés de chegar no supermercado, comprar itens e depois montar o cardápio, faça o contrário.
Afinal se você já sabe o que realmente precisa adquirir não gastará dinheiro com produtos que não serão usados tão cedo.
Em ocasiões festivas a lista de supermercado se torna ainda mais fundamental. No fim do ano, então, ninguém quer enfrentar o estabelecimento cheio só porque esqueceu um ou dois produtos fundamentais!
Se for o caso, incorpore os itens à sua lista geral do computador. Ou crie uma nova lista só com coisas que você compra apenas em ocasiões especiais.
[h2 type=”2″ width=””]Melhor Forma de Elaborar sua Lista[/h2]
Ao invés de anotar os produtos conforme chegar à mente, prefira dividir sua lista em categorias. Isso facilita bastante na hora de localizar os produtos no supermercado.
Sugerimos separar em grupos como vegetais, carnes, temperos, laticícios, produtos de limpeza da casa, produtos de higiene, bebidas, etc.
[h2 type=”2″ width=””]O Que Não Fazer[/h2]
Algumas recomendações garantem economia e agilidade reais na hora do supermercado.
Caso você tenha disponibilidade, evite fazer um intervalo muito longo entre as compras. Assim sua lista será menor, complicando menos a vida. E o volume de produtos, menor.
Se puder, deixe as crianças em casa. Com os pequenos à tiracolo sua atenção vai se disperçar com mais facilidade. Vai ser um olho neles e outro na lista! Pode ficar cansativo.
Além disso, diante de tantos atrativos, os filhos tendem a fazer vários pedidos de produtos. Você vai acabar gastando mais do que se planejou.
Levar alguém para ajudar acelera o processo da compra. Mas cuidado para que a segunda pessoa não ceda a compras por impulso!
Também não vá para o mercado com fome! Está provado que tendemos a comprar mais do que precisamos nessas circunstâncias.
Nunca saia de casa sem antes dar uma última conferida na despensa. Não só para perceber se há algum item faltando na lista como para checar o prazo de validade do que está lá. Talvez precisem ser substituídos.