Limpeza de tudo em casa, de A a Z! (A)

Escrito por

Aço Inox – Cafeteira
Para deixar sua cafeteira ainda mais bonita, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente à sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.
Em seguida, enxágue e segue com pano macio.

Aço Inox – Pias
Para limpar as pias de inox, use sabão ou detergente neutro com um pano macio ou esponja de náilon.

Aço Inox – Ácido Nítrico
O ácido nítrico (HNO3) é o único ácido mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox.
Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos a base de alumínio e cobre, comum nos utensílios de cozinha.

Aço Inox – Queimados
Para eliminar alimentos queimados ou gorduras deixe o utensílio de molho em água morna com um pouco de detergente.
Depois lave também com água morna usando sabão e esponja de náilon. Esfregue na direção do polimento.

Aço – Sujeira Intensa / Manchas Acentuadas
Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou numa solução de um removedor a base de amônia (removedores caseiros) e água.
Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos como removedores a base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica.
Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada, repita se for necessário, e só se a sujeira persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos mais abrasivos como os sapólios.
Lembre-se entretanto, que estes métodos podem afetar levemente a superfície do aço inox.
Por fim enxague e siga as etapas da limpeza de rotina.

Aço Inox – Manchas de ferrugem
Se a limpeza de rotina não for suficiente para remover as manchas de ferrugem, proceda da maneira indicada para a remoção de manchas leves.
Se contudo, as manchas de tonalidade marrom persistirem é porque algum fragmento de aço comum ficou impregnado na superfície do aço inox.
Com um cotonete embebido em ácido nítrico a 10% faça aplicações tópicas, mantendo o local umidecido durante 20 a 30 minutos.
Repita esse procedimento até a completa remoção.
Em caso de manchas muito resistentes, esfregue o local com uma bucha de polimento e uma pasta feita com abrasivo doméstico fino e ácido nítrico a 10%.
O tratamento com ácido deve ser neutralizado enxaguando-se a área com uma solução de amônia ou bicarbonato de sódio. Imediatamente depois, proceda a limpeza de rotina.

Aço Inox – Rótulos ou etiquetas adesivas
Descole o máximo que puder.
Mergulhe a peça em água morna e esfregue com pano macio.
Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico.
Mas cuidado: nunca raspe a superfície do aço inox com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

Aço Inox – Marcas de dedos
Remova com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias de manipulação) ou solvente orgânico (éter, benzina).
Reduza ao mínimo as chances de uma nova ocorrência, aplicando um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

Aço Inox – Facas
Utilize as facas de inox sempre sobre superfície macia. Nunca sobre plástico duro, porcelana, vidro ou metal. Não corte cordas fortes ou papel.
Para afiar uma faca de inox use pedra de afiar de textura grossa ou uma chaira também de inox.
Guarde as facas separadamente ou embainhadas.

Aços Escovados
Limpar com querosene, usando pano limpo e macio com movimentos no sentido da escovação.

Aço Inox – Banheiro
Sua limpeza deverá ser feita diariamente com um pano macio umedecido com água.
Periodicamente aconselhamos que seja feita uma limpeza com pano macio na proporção de 1 parte de querosene para oito de água, ou então com produto indicado especialmente para limpeza de Aço Inox.
Tanto no acabamento escovado como no acabamento polido, deverá ser seguida a instrução acima, porém no caso do primeiro, a limpeza deverá ser feita no sentido da escovação da peça.