Desinfecção da água

O cloro é hoje em dia, o desinfetante mais usado na desinfecção de águas.

A preferência dada aos compostos de cloro, prende-se a facilidade de manuseio sem grande perigo de toxidez e principalmente ao baixo custo destes produtos, usados na desinfecção e esterilização.

Para conseguir a desinfecção na água da piscina e necessário realizar uma cloração intensa durante alguns dias.

Procedimento:

Dilua em um pouco de água a quantidade de hipoclorito de sódio e espalhe a solução assim obtida, de maneira uniforme, sobre toda a superfície da água.

Obs:
1) Recomendações: A cloração de esterilização deve ser feita antes do uso da piscina e a cloração de desinfecção quando a piscina não estiver em uso.

2) O excesso de cloro na água da piscina provoca irritações nos banhistas e apresenta odor desagradável, característico de cloro.

Eliminação de algas

Algas são criptogamas celulares vegetais que não dependem de matéria orgânica para a sua alimentação, vivendo pela luz solar, gás carbônico e substâncias minerais contidas na água.

A presença de algas na piscina aumenta consideravelmente as quantidades de cloro necessárias para a desinfecção impossibilitando à existência de cloro residual necessário a esterilização durante o uso, provocando turbidez e proporcionando meios para o desenvolvimento de bactérias e odores desagrádaveis deixando as paredes e os pisos escorregadios.

Para eliminar e prevenir a presença de algas nas piscinas, usa-se pequenas quantidades de algicida.

Procedimento:

Conforme as indicações na embalagem de seu algicida.

Instruções complementares, controle de pH e teor de cloro

1) O hipoclorito de sódio (cloro líquido) e o cloro granulado são compostos de idênticas características para o tratamento de água de piscina, podendo ser usados indistintamente.

2) O pH e uma medida de acidez ou alcalinidade. A água da piscina deve apresentar um pH entre 7,0 a 7,4.

3) O aparelho para controle do pH e teor de cloro permite uma verificação rápida das condições da água.