A limpeza à vapor oferece muitas vantagens na hora de fazer a faxina da casa. Conheça seus benefícios, onde ela se aplica e quais as finalidades do diferentes modelos de vaporizador.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Funciona a Limpeza à Vapor[/h2]
A limpeza à vapor requer uma máquina vaporizadora especial para faxina e água. O equipamento aquece o líquido e, por meio de sua mangueira ou bico, libera fortes jatos de vapor bem quente.
Esse vapor é capaz de “derreter” a sujeira com facilidade, já que existe a pressão do vapor e sua temperatura acima de 100 graus Centígrados. É perfeita para eliminar completamente gorduras e outras crostas impregnadas em muitos cantinhos da casa.
Após a aplicação do vapor é importante passar um simples pano para secar a superfície e remover os resíduos de sujeira. No caso de tapetes, estofados e cortinas, basta deixar secar.
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens do Uso do Vaporizador Higienizador[/h2]
Além de uma limpeza muito rápida e eficiente, o calor dos vapores também matam os germes de todos os lugares por onde passa. Ou seja, ele esteriliza o local, desinfetando-o de microorganismos.
Sem contar com o aspecto ecológico: é o tipo mais sustentável de faxina que você pode fazer. Afinal dispensa qualquer tipo de produto químico. Perfeito para pessoas alérgicas. Também não levanta poeira.
Outra ótima vantagem é a economia de água. Com apenas um litro é possível gerar 20 vezes a quantidade em vapor. Dá para limpar um apartamento pequeno.
Há economia de energia. A máquina só consome eletricidade durante o aquecimento da água.
Sua versatilidade permite que também possa ser aplicado em superfícies de móveis, estofados, roupas, cortinas e o cantinho do pet. Qualquer lugar da casa pode se beneficiar.
Vai depender do modelo de vaporizador que você escolher. Que pode ir dos maiores e mais potentes, semelhantes a aspiradores de pó, até os menores, menos poderosos.
[h2 type=”2″ width=””]Limpeza com Vaporizador à Frio[/h2]
Existem, ainda, modelos de vaporizador à frio. A diferença é que eles não aquecem a água.
O lado positivo é que costumam ser mais baratos e não causam possíveis queimaduras. O negativo é que não matam os microorganismos.
Também costumam ser menores, portáteis. Assim, a pressão dos jatos é menor, ao mesmo tempo que consomem mais água.
[h2 type=”2″ width=””]Onde Usar a Limpeza à Vapor[/h2]
De posse do seu vaporizador, o céu é o limite. Dependendo do modelo que você adquiriu.
[space]O equipamento maior é capaz de limpar virtualmente qualquer coisa. Pisos, carpetes, rejuntes, janelas, esquadrias, vidros, eletrodomésticos (desde que a parte elétrica não seja atingido), cortinas, colchões, sofás, travesseiros, bichos de pelúcia, pias, vasos sanitários, metais, box, ralos, automóveis…
O menores são eficientes para todos os casos, excetuando-se a higienização do chão. Aliás, para o piso existem vaporizadores exclusivos para esse fim, em forma de vassoura feiticeira ou mop.
Por isso é tão indicado para crianças pequenas e pessoas alérgicas.
Roupas podem ser higienizadas com os modelos portáteis de vaporizador quente. Inclusive desamassam, ficando lisinhas e sem vincos. Mas evite tecidos delicados.
[h2 type=”2″ width=””]Onde Evitar a Limpeza à Vapor[/h2]
Paredes com papel de parede e tinta à base d’água não devem receber o vapor, seja quente ou frio. Tampouco pisos e móveis com camadas de verniz, óleo ou cera ou de concreto, cimento e pedras naturais.
Móveis e objetos em MDF ou MDP devem ser poupados.