Como Limpar e Conservar o Sofá de Couro

Escrito por

 

Seu sofá de couro pode ser tanto de couro natural como sintético.

E, como absorvem mais a sujeira do corpo, restos de comida e líquidos derramados, esses móveis exigem cuidado mais frequente.

Um bom começo é evitar comer e beber sobre o sofá: essa pode ser uma ordem a ser seguida por toda a família. Algumas bebidas ou tipos de gordura podem manchar para sempre o couro.

Adquira, também, o hábito de aspirar o assento e embaixo do assento toda semana. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias geradas pelo calor do corpo.

Como Limpar o Sofá de Couro

sofa de couro

 

 

No caso do couro natural, será preciso identificar a que grupo ele pertence: se dos couros anilinados (camurça, couro cru e nobuque) ou dos pigmentados (lisos).

Limpeza do Couro Anilinado

Como possuem textura mais quente e aveludada, os couros anilinados são mais absorventes. Além disso, são tingidos com tinta solúvel em água e álcool.

Por esses dois motivos o risco de manchas é grande. O cuidado na hora de limpeza deve ser redobrado.

Limpe seu sofá de couro anilinado com uma escova seca e macia seguida de aspirador de pó.

Depois, passe um pano de algodão umedecido numa solução de 150ml de álcool em três litros de água.

Limpeza do Couro Liso

A manutenção de sofás de couro liso é mais simples: use um sabão ou sabonete com amaciante (como Dove) ou um pano úmido com água de detergente neutro para carpetes.

Para retirar o excesso de sabão, passe outro pano levemente umedecido em solução de 50ml de vinagre e álcool para três litros de água.

Para a limpeza desse tipo de couro, o ideal é usar um pano umedecido com água e detergente.

Se estiver na dúvida de como fazer, o melhor é chamar uma empresa especializada em limpeza de sofás de couro, ou pedir orientação a um profissional.

Já sofás de couro sintético demandam apenas água e sabão neutro. Esfregue com uma escova e depois passe um pano úmido para retirar o sabão.

Conservação do Sofá de Couro

A melhor maneira de conservar o sofá de couro é hidratá-lo a cada oito meses. Isso evitará rachaduras, trincas e descamações do material e o manterá sempre macio e brilhante.

Você pode usar hidratantes, ceras ou graxas incolores especiais para móveis de couro ou mesmo lustra-móveis à base de silicone.

Mas lembre-se: a graxa para limpar sapatos de couro não necessariamente servirá para limpar seu casaco ou sofá de couro.

Leia o rótulo antes e informe-se antes de agir por conta própria: os danos na sua peça de couro podem ser irreversíveis.

Proteger o móvel de couro do sol também é importante: evite colocá-lo perto da janela.

Se não for possível, coloque uma manta sobre ele nas horas em que os raios estiverem em contato.

Tenha especial cuidado com objetos que podem arranhar o couro, principalmente o liso.

Antes de Comprar o  Sofá de Couro

sofa de couroAntes do comprar seu sofá de couro, lembre-se de que no verão, você irá suar e suas pernas ficarão “coladas” no couro, enquanto no inverno o couro ficará frio demais.

Se você transpira muito ou mora em local muito frio, a melhor opção é o sofá de tecido natural, como algodão.

Mas se não resistir ao magnetismo de um sofá de couro, cuide bem dele para durar muitos anos!