Além de garantir a saúde, uma boa limpeza das churrasqueiras também vai deixar as carnes saborosas.[clear]
A higiene das churrasqueiras é importante para garantir sua longevidade e de seus componentes.
[h2 type=”2″ width=””]Limpando Churrasqueiras à Gás[/h2]
Lave a grelha em água quente com sabão, utilizando uma escova apropriada para remover gordura e outras impurezas. Palha de aço também pode ser utilizada para remover a sujeira.
Seque a grelha com uma toalha ou pano seco e recoloque-a na churrasqueira.
Outra dica é fechar e ligar a churrasqueira à gás na temperatura máxima por 15 minutos antes de limpá-la. Isso irá derreter e soltar sobras de comida e gordura, tornado mais fácil sua remoção.
Deixe a churrasqueira esfriar por uns 10 a 15 minutos antes de remover suas grelhas e outros componentes. Antes de começar a limpá-la, certifique-se que o registro de gás esteja fechado ou o botijão desconectado.
Remova as grades ou grelhas. Quando necessário, desconecte os tubos de gás e acendedores. Limpe os tubos de gás com água quente e sabão.
Utilize uma toalha seca para esfregar as saídas de gás de cada acendedor. Com um palito de dente ou espeto de madeira, limpe cada saída por completo.
Cubra todas as válvulas de gás com papel alumínio para mantê-las secas (e evitar que enferrujem).
Utilizando água quente com sabão, limpe ou lave a churrasqueira por dentro e fora e seque bem com uma toalha. Utilize uma escova longa com cerdas grandes para limpeza, de modo que remova quaisquer sobras ou sujeiras.
[h2 type=”2″ width=””]Limpando Churrasqueiras Elétricas[/h2]
Churrasqueiras elétricas (internas e externas) possuem vantagens como a dispensa de combustíveis – sem contar que sua limpeza é bem rápida.
Quando acabar de utilizá-la, desligue a churrasqueira da eletricidade e aguarde até que esfrie completamente.
A maioria das churrasqueiras elétricas possui um reservatório removível que armazena toda a gordura dos alimentos. Ele deve ser limpo a cada uso, com água quente e sabão/ detergente.
Pode ser manualmente ou em um lava-louças (caso ele seja resistente).
Limpe a churrasqueira com um papel toalha, retire todo o excesso de gordura e comida.
Alguns modelos possuem grelhas removíveis. Essas grelhas podem ser lavadas tanto em lava louças como manualmente.
Nunca mergulhe a churrasqueira em água. Como se trata de um componente elétrico, alguns podem ser danificados se forem molhados.
[box type=”mais” align=”right”]
[h3 type=”2″]Artigos desta Série[/h3]
[/box]
Caso seu modelo não possua partes removíveis, utilize uma esponja para limpar as grelhas. Tome cuidado para não utilizar esponjas abrasivas ou muito ásperas, o que poderia danificar a camada não aderente da churrasqueira.
Após passar a esponja, utilize um esfregão para remover qualquer resíduo de gordura ou sabão.
Por fim, conclua a limpeza da grelha com um papel toalha seco.
Com uma esponja e algumas gotas de detergente ou sabão líquido, retire a gordura da parte externa da churrasqueira.
A gordura costuma se acumular com o tempo em toda a churrasqueira, portanto é aconselhável limpá-la sempre após utilizá-la.
[h3 type=”2″]Dicas[/h3]
- Não coloque as peças de sua churrasqueira elétrica no forno para auto-limpeza. Normalmente as peças não suportam temperaturas muito intensas;[space]
- Caso tenha uma churrasqueira de aço inoxidável, não utilize nenhum material abrasivo para limpá-la, pois poderá facilmente produzir riscos na superfície. Utilize produtos de limpeza desenvolvidos especificamente para este tipo de material;[space]
- O aço inoxidável também pode ficar um pouco descolorido e amarelado com o calor. Isso é normal e inevitável, embora possa ser minimizado evitando superaquecer a churrasqueira;[space]
- Uma vez por ano, verifique as pedras ou briquetes da sua churrasqueira a gás. Caso elas estejam muito cobertas por comida e gordura, substitua-as. Briquetes e pedras muito sujas podem passar um sabor ruim aos alimentos.[space]