Como Limpar Churrasqueiras à Carvão e Portátil

Escrito por

 

Churrasqueiras devem ser limpas após cada uso: isso elimina bactérias e partículas de comida que ficam grudadas nas grelhas.

Além disso, churrasqueira limpa sempre ajuda a valorizar o sabor das carnes.

Siga os passos abaixo para saber como manter sua churrasqueira pronta para o uso na próxima vez.

Limpando uma Churrasqueira à Carvão

Removendo Carvão e Cinzas

Espere umas 48 horas para que o carvão esfrie completamente, retire-o da churrasqueira e descarte-o em um recipiente não combustível como uma lata de metal ou balde.

Importante: As churrasqueiras de alvenaria não podem ser lavadas. A umidade poderá gerar trincas e fissuras; basta varrer e se e se desejar, passar um pano úmido quase seco.

Limpeza dos Acessórios

a carvao

Churrasqueira da Bella Telha, projeto das arquitetas Adriana Braggion e Maíra Pinheiro

Para a limpeza das grelhas, espetos e demais acessórios utilize detergente, desengordurante e escovas apropriadas evitando assim acidentes.

Esfregue a grelha com uma escova longa, com cerdas compridas e duras, removendo as partículas que estão grudadas.

Caso não tenha uma escova apropriada, utilize papel alumínio amassado e uma pinça de cozinha ou pegador longo para segurá-lo.

As grelhas sujas também tendem a fazer com que a carne grude, especialmente peixes mais delicados. Para preparar peixe, é recomendado utilizar papel alumínio sobre a grelha, evitando que grude e desmanche.

Dicas

  • Caso você tenha um forno autolimpante e sua grelha caiba dentro, você pode substituir a parte de esfregar colocando a grelha diretamente no forno. Remova as partes de metal da churrasqueira que tenham restos de comida. Coloque-as diretamente no forno e deixe-o no modo autolimpante. O forno irá aquecer a uma temperatura de aproximadamente 480 graus Celsius, irá eliminar todas as partículas de gordura e ainda se auto limpará, tudo de uma vez!
  • Acenda o carvão, coloque a grelha e deixe-a esquentar por uns 10 ou 20 minutos. Isso fará com que resíduos de gordura que porventura ainda estejam grudados se desprendam. Após retirar todas as impurezas da grelha, passe óleo, dobre um papel toalha em quatro, mergulhe-o em óleo vegetal e com uma pinça de cozinha segure-o e espalhe-o pela grelha, evitando assim que a comida grude. A gordura do bacon ou de outras carnes também pode ser utilizada e ainda dará um sabor a mais aos pratos; porém evite colocar a grelha dentro da churrasqueira, uma vez que se cair óleo sobre o carvão em brasa, poderá criar labaredas ou áreas de intenso calor.

Limpando Churrasqueiras Portáteis

churrasqueiraApós esfriar, higienize sua churrasqueira e cubra-a, protegendo os tubos e conexões do gás, evitando a entrada de resíduos e também de insetos.

Boa parte do processo de manter a churrasqueira limpa está relacionada à forma como ela é armazenada.

Uma capa pode protegê-la do risco de enferrujar, especialmente se ela for guardada em áreas externas.

Se sua churrasqueira portátil for a gás, não se esqueça de desconectar o gás, lembrando que os botijões devem ficar em áreas externas e ventiladas.