Como Lavar, Secar e Clarear Travesseiros

Escrito por

Adoramos uma roupa de cama limpa, perfumada, bem passada e macia. No entanto, quase sempre nos esquecemos de que os travesseiros também merecem o mesmo tratamento.

Afinal, eles ficam em contato direto e diário com nossas cabeças, cabelos, rosto e pescoço, acumulando bastante suor e poeira, o que o torna o lugar preferido de ácaros, fungos e bactérias.

O ideal é que travesseiros sejam lavados semestralmente – e que se respeite seus prazos de validade, que em geral são de dois anos.

A seguir explicamos como lavar, secar e até mesmo eliminar manchas de diferentes tipos de travesseiros, atentando para o fato de que os de flocos de látex e de visco não podem ser higienizados.

Regras Gerais para Lavagem de Travesseiros

travesseiro máquina de lavarAntes de mais nada, retire a fronha do travesseiro e procure por furos, rasgos ou costuras desfeitas: esses defeitos poderão se tornar ainda maiores sob a ação da máquina de lavar, favorecendo a saída do enchimento, por exemplo.

Evite lavar um travesseiro apenas: ele irá polarizar o peso dentro do tambor da máquina, o que poderá colocar o equipamento em risco na hora de centrifugar.

O ideal é lavar, em máquina de abertura frontal, dois travesseiros de uma vez, para manter o equilíbrio. Aqui, coloque um travesseiro ao lado do outro ao invés de sobre o outro.

Mas se a sua máquina for de abertura superior, posicione-os na vertical, em lados opostos. Assim eles não se enroscam na hora da centrifugação.

Use sempre sabão em pó líquido, e considere programar a máquina para o modo extra de enxágue.

Depois de seco, aperte o travesseiro e tenha certeza de que seu interior não guarda nenhuma umidade. Se ainda se encontrar molhado, repita os procedimentos de secagem.

Lavando Travesseiros de Plumas

Para lavar travesseiros de plumas ou penas, use menos sabão que o habitual: isso evitará a produção desgovernada de espuma, além de ser mais fácil de sair completamente do travesseiro na hora do enxágue.

travesseiros máquina secadoraPrograme a máquina para lavar no ciclo de roupas delicadas. Use água fria – a quente pode deformar as plumas.

A centrifugação deve ser mediana. Na hora de secar, use o ciclo de ar ao invés de calor excessivo. Adicione duas bolas de tênis para que o travesseiro fique mais fofo durante o processo.

Você também pode aproveitar um dia quente e ensolarado para secá-lo diretamente na luz solar.

Retire o excesso de água espremendo o travesseiro com uma toalha. Coloque o travesseiro sobre uma cadeira ou, ainda melhor, num varal de armar no chão.

Como Lavar Travesseiro da NASA

Embora muitos não recomendem lavar travesseiros da NASA, é, sim, possível fazer isso.

Programe sua máquina de lavar para molho longo, com água fria e com duplo enxágue.

Se a sua máquina for de abertura superior, vire o travesseiro antes do segundo enxágue, pois ele tende a flutuar acima do nível da água.

Não centrifugue! O travesseiro tipo NASA é excessivamente pesado quando molhado e poderá quebrar a máquina na hora da rotação.

Quando a lavagem estiver finalizada, puxe o travesseiro com cuidado. Você deverá experimentar alguma dificuldade, já que, além de pesado, ele estará inchado e poderá precisar ser puxado para fora com paciência.

Em seguida, jogue o travesseiro num balde ou bacia grande. Leve-o até um tanque e esprema-o até retirar o máximo de água.

travesseiros

Coloque-o para secar na janela ao longo da noite. Na manhã seguinte, enrole-o numa toalha, coloque-o no chão e ande por cima dele, para que solte o restante do excesso de água.

Devolva-o para janela. Ele pode levar alguns dias até secar totalmente, então sempre planeje a lavagem para o verão ou temporada de seca.