Lavando Edredons, Travesseiros e Capas de Sofá

Escrito por

 

Uma das coisas que as pessoas mais temem na hora de usar a máquina de lavar é quando chega o momento de colocar peças como edredons, cobertores, capas de sofá e roupas de cama.

Seja pelo tamanho relativamente grande, seja em função do trabalho que elas costumam dar quando lavadas à mão, peças como essas já não precisam mais ser vistas como o pesadelo da dona de casa.

Para facilitar seu dia a dia e tornar mais simples e prazerosa a hora da lavagem de roupas, trouxemos abaixo cinco dicas que certamente irão ajudar (e muito!) na lavagem dessas peças.

Tipo de Lavagem para Peças Pesadas

lavadoraAntes de colocar peças pesadas na máquina de lavar, é fundamental pesquisar se seu equipamento tem capacidade suficiente para isso.

Nem todas as lavadoras comportam, por exemplo, edredons volumosos, e por isso podem acabar não realizando a limpeza tão bem.

O melhor modelo de máquina de lavar para edredons, capas de sofá e roupas de cama é a de 15 kg, por ser espaçosa e ter alta capacidade de lavagem (veja diferentes modelos aqui).

Ou seja, além de ser ideal para famílias com mais de quatro pessoas, ela lava peças desse tipo com muito cuidado.

Como Lavar Capas de Sofá

Como o tecido protege o sofá, é ele quem acaba ficando exposto à poeira, sujeira e poluição.

Por isso, de quatro em quatro meses, ou quando notar que a capa do sofá está precisando de uma limpeza, coloque-a na máquina de lavar.

O único cuidado a ser tomado é com as restrições do tecido: verifique a etiqueta e siga a recomendação de lavagem.

Lavando Roupas de Cama

lavadoraPara remover a poeira, pelos e cabelos que possam estar na roupa de cama, sacuda bem os lençóis e as fronhas e cheque as especificações em relação à limpeza antes de colocá-los na máquina.

Feito isso, separe as peças por cores para que nenhuma delas fique manchada.

Para que a limpeza seja feita da melhor maneira, o ideal é lavar as roupas de cama separadas do resto.

Como elas ocupam um espaço considerável na lavadora, pode acontecer de ficarem muito espremidas e a limpeza não ser realizada corretamente.

Limpeza de Edredons e Cobertores

É importante lavar acessórios como esses ao menos duas vezes ao ano para evitar alergias e doenças respiratórias geradas pelo acúmulo de ácaros e bactérias.

Antes de iniciar a lavagem, leia as orientações da etiqueta.

Se permitir que a higienização seja feita na máquina, acomode bem o edredom ou o cobertor ao redor do agitador, evitando que a peça fique emaranhada ou que as costuras do tecido se rompam.

Prefira usar detergente líquido para facilitar o enxágue das peças.

Para edredons, acerte a máquina para lavar na regulagem de roupas delicadas e, ao final, seque-as à sombra.

O ideal é que você bata um edredon de cada vez, especialmente se for de casal.

É fundamental que, antes de guardar ou colocá-las de volta na cama, você verifique se elas estão bem secas por dentro, evitando odores.

Higienizando Travesseiros

maquina de lavarA lavagem dos travesseiros deve acontecer a cada seis meses para remover impurezas e manchas de transpiração.

A limpeza geralmente é simples pois grande parte desses acessórios (os de penas e os de poliéster) podem ser colocados na máquina; no entanto, é importante verificar a etiqueta para saber se há alguma restrição.

Após remover a fronha e a capa protetora, leve o travesseiro para a lavadora, mantendo-o na posição vertical.

Além de optar pelo ciclo de lavagem suave com água fria e sabão líquido, lembre-se de nunca lavar mais do que dois travesseiros por vez.

Antes de secar, procure fazer a centrifugação na máquina para, em seguida, deixar o travesseiro ao sol, afofando-o de hora em hora para que fique bem seco.

Isto é fundamental se for um travesseiro de pena de ganso.