Lavadora de Alta Pressão: Vantagens

Escrito por

Fazer a limpeza pesada da casa é sempre uma tarefa adiada por conta do tempo gasto para deixar limpas aquelas partes esquecidas, como os azulejos, as telhas e calhas.

Adquirir uma lavadora de alta pressão para ajudar nestes momentos de limpeza mais pesada e demorada é um investimento que deveria ser levado em consideração para facilitar a vida doméstica.

Além de economizar água em comparação com as mangueiras convencionais, uma lavadora de alta pressão higieniza mais rápido e com menos esforço.

Você pode substituir uma série de limpezas tradicionais pela limpeza com a lavadora de alta pressão: limpeza de rejuntes dos azulejos do banheiro, cozinha, lavagem do carro, limpeza dos pneus e higienização dos telhados e calhas da residência.

Pode inclusive ser usado para limpeza de pisos em porcelanato, inclusive com água quente e sabão neutro ou à base de álcool.

Mas como escolher o melhor equipamento para as suas necessidades? Existem vários tipos de lavadoras de alta pressão, algumas mais indicadas para o uso doméstico, outras para limpeza profissional.

Escolhendo a Melhor Lavadora de Alta Pressão

Para que você adquira o melhor produto que corresponda às suas necessidades é importante, primeiramente, saber quais são elas.

O PSI (Pounds per Square) é uma das principais características das lavadoras e define a força da pressão com que o equipamento irá limpar os objetos.

Já o LPM (Litros por Minuto) é outra característica que diz respeito à rapidez do fluxo da água.

Lavadoras de Alta Pressão para Uso Doméstico

lavadora de alta pressãoNuma lavadora para uso doméstico, o PSI não precisa ser tão grande, uma vez que a dificuldade da limpeza é menor.

Uma boa lavadora que será usada em casa não precisa que seu Pounds Per Square passe de 2.600. Já o LPM não precisa ser maior do que 10 para usos de menor frequência e mais rapidez.

Sempre confira as características do produto antes de comprá-lo para ter certeza de que é o mais adequado com relação ao nível PSI.

Caso o modo de limpeza escolhido precise de mobilidade, as rodinhas na lavadora são um item indispensável. Opções variadas de bicos de pressão também são uma característica a ser levada em conta na hora de escolher.

Uma lavadora de alta pressão movida a energia elétrica é perfeita para o uso doméstico esporádico, especialmente se a limpeza não demorar muito tempo.

Lavadora de Alta Pressão para Uso Profissional ou Industrial

As lavadoras de alta pressão mais potentes podem ser usadas tanto em ambientes externos como nos ambientes internos. Porém, nem sempre a limpeza pesada dos ambientes externos poderá ser realizada com lavadoras menos potentes para uso doméstico.

lavadora de alta pressãoPor isso caso, precise realizar a higienização de ambientes externos com mais frequência optar por adquirir uma lavadora de alta pressão mais potente e com um jato de maior pressão, para gastar menos água, energia e tempo.

Quando a lavadora de alta pressão é destinada a limpezas mais pesadas, industriais e profissionais, as características que a tornam adequadas à tarefa são bem diferentes do que para usos domésticos.

O nível de PSI de uma lavadora destinada à limpeza profissional deve ser de, no mínimo, 3.000. Seu LPM não pode ser menor do que 15.

Observar essas características na hora de adquirir o produto vai garantir que ele dure por mais tempo, além de diminuir o tempo da limpeza e o gasto de água – que costumam ser maiores em limpezas profissionais.

Um motor a gasolina ao invés de um movido a energia elétrica é uma boa opção por ser mais potente, mas somente se você precisar trabalhar ao ar livre, por conta da liberação do monóxido de carbono.

Optar por um aparelho que tenha jato de água quente é necessário apenas se for preciso realizar limpezas mais profundas, como a remoção de spray das paredes.

Usando a sua Lavadora de Alta Pressão

lavadora de alta pressaoAntes de escolher a lavadora ideal para as suas necessidades, é importante estar atento a algumas especificações.

Ainda que a lavadora doméstica sirva para limpar diversas superfícies, indo desde paredes de diversos materiais (concreto, tijolos e cimento), bem como telhados, pisos de madeira, cimento e pedras, alguns objetos mais sensíveis não devem ser higienizados.

Isso porque não aguentam a pressão da água.

Limpar o carro também é permitido, assim como os rejuntes dos azulejos, tão difíceis de limpar sem a ajuda de uma dessas.

Não é aconselhável higienizar paredes mais frágeis, janelas e portas de vidro e objetos feitos com materiais maleáveis demais usando uma lavadora de alta pressão, mesmo uma na qual o jato seja de menor pressão.

A pressão da água geralmente é suficiente para limpar todas as superfícies, mas quando o uso de detergente é necessário, é preciso verificar se a sua lavadora possui um recipiente que armazena o detergente para poder utilizá-lo.

Use também o bico certo de baixa pressão para fazer essa limpeza com o detergente.

Caso queira utilizar algum tipo de sabão ou detergente, verifique se seu modelo possui esse item antes de comprar. Colocar o detergente sobre a superfície e depois usar o jato da lavadora também é uma opção.