[space][space]Quando chegam os dias mais frios, é tempo de começar a pensar em soluções que mantenham o ambiente com temperatura agradável e confortável e a lareira é a mais antiga forma de aquecimento criada pelo homem.[space]
Tipos de lareiras
Alvenaria
– existe uma grande gama de lareiras em alvenaria.
De parede (interna ou externa), de canto, divisórias para dois ambientes, onde podem aquecer uma sala e um quarto ao mesmo tempor onde as chamas podem ser apreciadas de diversos ângulos.
Geralmente podem ser encontradas em kits pré-fabricados, em estrutura metálica ou pré-moldados, em concreto de diversos tamanhos, conforme a necessidade, para posterior revestimento com tijolos.
Prontas em Aço
– são lareiras previamente constrídas e acabadas na fábrica, com dezenas de opções de tamanhos e modelos.
Atrativas, podem ter acabamento em cobre, madeira, chapa naval, entre outros, e são encontradas nas opões de canto, de parede e central.
Estas lareiras podem ser instaladas em residências já construídas e habilitadas, uma vez que não necessitam de revistimento algum e não levam mais que algumas horas para serem instaladas, podendo ser colocadas sobre qualquer tipo de piso ou parede.
Salamandras
– são diferenciadas das lareiras, por serem de compartimento fechado, transmitindo o calor da irradiação.
Podem ser encontradas em chapa de aço, cobre e as mais comuns em ferro fundido.
Sua capacidade de aquecimento é bem menor que das lareiras, sendo que estas aquecem no máximo 100 m³, enquanto aquelas podem chegar a 600 m³, ou mais.
São ideais para pequenos ambientes, quartos, salas e até cozinhas.
Lareiras a gás
– são lareiras específicas para combustão a gás GLP.
Podem ser em alvenaria ou chapa de aço e não necesitam de chaminés como as à lenha. Ideais para apartamentos e residências, onde seus usuários querem praticidade e conforto, sem abrir mão de beleza do fogo.
São modernas, seguras com diversas opções, inclusive com acendimento automático e regulagem de temperatura por controle remoto.
Nos países frios da Europa, Estados Unidos e Canadá, estas lareiras já substituem as à lenha há muito tempo.
Considere antes de comprar ou mandar fazer:
Existem quatro fatores importantes a se considerar no projeto e construção de uma lareira.
Sua eficiência – deve aquecer convenientemente ao ambiente e não empregnar a sala de fumaça.
Seu posicionamento – deve ocupar a face sul e estarem voltadas para a casa e nunca de costas para a mesma ou de frente para o sul.
Sua segurança – não deve por a residência em risco de incêndio.
Sua aparência – deve ter um aspecto atrativo e estético.