Numa sociedade baseada em consumo intenso, o descarte do que não serve mais deve ser cuidadosamente feito. Quando isso não acontece, ocorrem o desperdício de materiais que poderiam ser reciclados e a própria contaminação do ambiente, seja com itens orgânicos em decomposição ou com materiais que demoram muito a se decompor na natureza. Veja a seguir a forma correta de jogar o lixo fora.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Sempre Separe o seu Lixo[/h2]
A forma mais conhecida de jogar o lixo fora com responsabilidade é separando-o por tipo.
Em casa você deverá fazer da seguinte forma: um lixo para material orgânico, outro para material inorgânico reciclável e um terceiro para inorgânico não reciclável.
- Lixo orgânico: restos de alimentos. Para eles, utilize sacos de lixo biodegradáveis.[space]
- Lixo inorgânico reciclável: latas de alumínio, plásticos (garrafas PET, brinquedos, canos, sacolas, etc), papéis (sulfite, jornais, papelão, revistas), materiais em PVC, materiais em ferro, fios elétricos, tecidos, couro e alguns produtos eletrônicos.[space]
- Lixo inorgânico não reciclável: etiquetas e fitas adesivas, fotografias, papel celofane, papel carbono, esponjas de aço, esponjas de limpeza, latas de tinta e verniz, produtos tóxicos, vidros, embalagens metalizadas, cerâmica, porcelana, cristais, espelhos e isopor.[space]
Itens como garrafas PET e latinhas de alumínio devem ser amassadas ao máximo. Assim, caberá maior quantidade deles num saco. Para ajudar cooperativas e catadores, você poderá encaminhá-los para um deles.
Já o óleo de cozinha usado não pode ser reaproveitado no fogão e não pode ser despejado na pia. Afinal, pode entupir o encanamento e acaba contaminando 18 mil litros de água por litro de óleo.
A melhor solução é envazá-lo e encaminhá-lo para entidades que o transformarão em sabão. Este e outros óleos residuais também podem ser aproveitados por usinas de biodiesel ou de pré-tratamento de óleos perto da sua cidade.
[h2 type=”2″ width=””]Como Descartar Pilhas, Baterias e Eletrônicos[/h2]
Pilhas podem ser recicladas. No entanto, devem ser ser descartadas em lixeiras específicas para elas. Isso porque elas sempre podem vazar e contaminar outros itens.
O manganês e o zinco contidos nelas podem ser recuperados e usados para correção do solo na agricultura.
Já as baterias de telefones celulares são lixo tóxico. Entregue-as numa loja de eletrônicos: dali elas costumam ser encaminhadas para reciclagem apropriada.
Carregadores portáteis de bateria de celular também devem ser descartados da mesma forma.
Evite, a todo custo, adquirir baterias piratas para celulares. Além de durarem dez vezes menos que as legalizadas, liberam mercúrio com mais facilidade.
O mercúrio é um metal bem tóxico que ataca o sistema nervoso humano. Seu vazamento também pode contaminar lençóis freáticos.
[h2 type=”2″ width=””]Atitudes que Ajudam a Reduzir o Lixo[/h2]
Leve sacolas próprias ao mercado, evitando as de plástico para levar suas compras de volta para casa. Dispense, sempre que possível, sacolinhas que embalam pequenos objetos. Coloque-os diretamente na sua bolsa.
Na hora de fazer compras em lojas, use a sacola da primeira compra para carregar os itens adquiridos em seguida. Você reduz o volume de sacolas e aproveita todo o potencial da que adquiriu primeiro.
Recuse, sempre que possível, embalagens de isopor.
Água é um bem muito precioso. Não desperdice-a! Ao sair de um restaurante ou lanchonete, leve a sobra da garrafinha plástica com você e consuma-a mais tarde.