O site FazFácil agora tem uma versão móvel que funciona ainda melhor em celulares smartphones e suporte a webapp no iOS!
Você entendeu todas as palavras da frase anterior? Webapp? Site móvel? A gente explica![clear]
[h2 type=”1″ width=””]Internet nos celulares pra quê?[/h2]
Cada dia cresce mais a quantidade de pessoas que acessa a internet usando celulares.
Em 2012 mais gente se conectou a internet a partir de um celular do que de uma LAN House, local que costumava ser o grande democratizador da rede no país. Isso é importante pois diferente de um computador de uso público, um celular é um verdadeiro computador pessoal.
Isso significa que a pessoa tem chances de usar mais serviços e aplicações, além de ser usado para guardar mais informações pessoais.
[h3 type=”2″]Qual a diferença entre a internet comum e a internet para celulares?[/h3]
Nos anos 90 e boa parte dos 00, internet móvel era sinônimo de “WAP” e serviços via mensagens de texto. Wap é um protocolo de internet diferente, voltado para celulares bem básicos e com suporte a menos funcionalidades.
Hoje em dia porém a maior parte dos celulares tem capacidades semelhantes ou maiores do que aquele computador em uma caixa bege ou preta que a maior parte das pessoas tinha embaixo da mesa.
Com isso os celulares se tornaram capazes de acessar a mesma rede mundial de computadores que os laptops ou desktops.
Existem ainda algumas diferenças porém:
[h3 type=”3″]Flash e Java[/h3]
A maior parte dos celulares modernos não rodam algumas extensões (plugins) de terceiros, como Flash, usado em alguns games e anúncios, e Java (não confundir com Javascript que é outra coisa), usado em alguns bancos.
Com isso muitos sites construídos naquela época não funcionam. Porém esses plugins podem ser substituídos por tecnologias mais modernas e cada vez mais sites tem se adaptado a isso.
[h3 type=”3″]Velocidade de conexão[/h3]
O celular é muito usado na rua e para coisas rápidas – enquanto se está esperando na fila, no ponto de ônibus, no vagão do metrô, portanto o usuário do celular costuma ser mais impaciente do que aquele que está sentado em uma poltrona em casa ou no trabalho.
Por outro lado a conexão interne celular no brasil ainda é lenta, portanto sites muitas vezes tentam se adaptar para isso, fazendo o possível para mostrar o seu conteúdo o mais rápido possível.
[h2 type=”2″ width=””]Diferentes tipos de sites para celular[/h2]
Com isso, muitos usam alguma de muitas estratégias quando detecta que o usuário está em um aparelho móvel.
- Endereço “m ponto”: Muitos sites redirecionam você para um endereço separado quando detectam um celular. É o caso por exemplo da globo.com que redireciona o usuário para um endereço m.globo.com
- Conteúdo dinâmico: Alguns sites não redirecionam o usuário, mas mostram um site com conteúdo ligeiramente diferente.. O FazFácil, por exemplo, mostra um site sem o conteúdo da coluna lateral, um menu reduzido e sem os últimos conteúdos do facebook.
- Design Responsivo: Isso ocorre quando um site mostra o mesmo conteúdo porém de forma distinta. Por exemplo o serviço de blogs WordPress mostra o mesmo conteúdo sempre, porém varia a quantidade e posicionamento das colunas de acordo com a largura da tela.
Repare que a maior características de sites mobiles é que eles são simples, rápidos e fáceis de usar. Isso são características que todo mundo quer, celular, laptop ou desktop, não é?
É por isso que muitas empresas hoje em dia fazem primeiro o seu site para celular, e depois vão adicionando coisas. Hoje em dia tablets estão ocupando o lugar antes ocupado por computadores e ficando cada vez menores, enquanto celulares tem mais funções e ficam cada vez maiores então a tendência mundial é que essas diferenças sejam cada vez menores e que todos os sites sejam mais simples de usar!