Como instalar instalar o ventilador de teto com dimmer?

Escrito por

ventilador de teto

Instalação do novo ventilador – ligando o condutor neutro:

Fixe no teto o novo ventilador Spirit já montado, e ligue o condutor neutro ao único fio de cor diferente que sai do motor juntamente com um dos fios que vai para a luminária.

Conexão dos fios de inversão do motor ao capacitor novo:

Assim restaram apenas três fios para serem ligados.

Os dois de cor igual serão os de inversão e que deverá ser conectado ao capacitor novo e também aos dois fios que vem do controle de velocidade.

O terceiro fio de cor diferente é o retorno da lâmpada.

Observe que do capacitor novo, saem três fios e no corpo do capacitor tem escrito os valores em microfarads que somados, permitem obter a velocidade máxima em rotações por minuto (RPM).

Você só vai usar dois fios para conecta-lo no teto, um dos fios você já marcou antes de removê-lo do controle novo, e agora é só escolher um dos dois fios restantes e ligar o capacitor aos fios de inversão que saem do motor.

Se você tiver um instrumento de medição chamado CAPACÍMETRO, será bem mais fácil medir a capacidade e ligá-lo corretamente.

Caso não tenha o Capacímetro, verifique qual dos dois fios proporciona uma maior rotação, pois a maior rotação deve ser pela capacidade maior escrita no corpo do capacitor.

Se por acaso a velocidade for menor, inverta o segundo fio do capacitor.
E assim o ventilador ficará com seu funcionamento controlado pelo dimmer.

 Isolamento do fio de capacitor não usado:

Ao ligar o novo capacitor no ventilador novo, estando o mesmo no teto, ficará livre e sem conexão um dos fios do capacitor, bastando apenas isola-lo com fita isolante a sua ponta, evitando assim um vazamento de corrente elétrica.

O que fazer se o ventilador estiver com a rotação invertida:

Se ao ligar o ventilador através do controle antigo, e sua rotação estiver invertida de acordo com o interruptor acionado (ventilação ou exaustão), apenas inverta a posição dos fios da mesma cor que foram ligados ao capacitor novo.

Na caixa de luz da parede onde está o controle de velocidade antigo, você não precisará mexer em nenhum dos fios conectados. Somente fará as conexões na caixa situada no teto.

Cuidados de segurança na fixação do ventilador ao teto:

A fixação do ventilador no teto deve ser efetuada com os cuidados necessários de segurança para que ele não venha a desprender-se e cair, causando algum tipo de acidente.
Observe sempre o manual do fabricante e os procedimentos corretos de fixação.

Assim sendo, boa instalação e usufrua bastante dos benefícios de seu novo ventilador.

Um Abraço do Prof. Cosme Pires

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: dickuhne, Jim, the Photographer, Steve A Johnson