Como instalar instalar o ventilador de teto com dimmer?

Escrito por


Dúvida de internauta: Instalar ventilador com capacitor de 3 fios e dimmer

O  Comprei um ventilador de teto spirit para substituir um antigo.
O problema é que o antigo possuía um capacitor de 2 fios no teto, ligados nos fios de inversão.

O novo, possui o capacitor de 3 fios ligado no controle da parede.

Como não quero substituir o meu controle de parede (pial com 2 dimmers e um interruptor paralelo para a inversão), o que eu devo fazer para ligar o capacitor novo e em quais fios?

Vamos marcar a fiação do capacitor

Primeiramente você deve observar o capacitor novo que tem três fios nas posições onde ele está ligado no controle de velocidade.

Marque o fio que está ligado ao centro do interruptor, pois esse tipo de controle tem três velocidades (baixa, média e alta), para depois removê-lo com cuidado e instalá-lo no teto.

Esse fio marcado é comum aos outros dois, e por um processo de “Jumper ou Strap” já colocado pelo fabricante no interruptor, faz a soma das capacidades, ocasionando a velocidade máxima do ventilador.

Provavelmente deve estar escrito no corpo do capacitor novo os valores de 3,0 mfd e 5,0 mfd, que quando somados em paralelo, através do jumper descrito, faz a soma das capacidades (8,0 mfd).

A capacidade máxima, em microfarads já é determinada pelo fabricante e não deve ser aumentada.Isso acarretaria um aumento de RPM, provocando aquecimento do motor, diminuindo seu tempo de vida útil e consequentemente sua queima.

Em Eletroeletrônica ao se ligar capacitâncias em série, o valor final em microfarads se divide, e se ligar em paralelo, os valores serão somados, inversamente às regras utilizadas para resistores.

Como você descreveu possuir conhecimentos em eletrônica (Placas e dispositivos de computadores), deve conhecer as regras básicas da Eletroeletrônica, e certamente saberá executar a instalação correta, sem causar acidentes elétricos.

O seu controle de velocidade atual é feito através de um DIMMER, e você poderá continuar usando-o sem problemas.
Já o novo modelo, não tem DIMMER, e sim um interruptor de mudança de velocidade o qual você pretende não usar.

Sendo assim basta para isso seguir os procedimentos que colocarei a seguir:

 Marcação da fiação do capacitor antigo.


fiação teto ventiladorAntes de remover o ventilador antigo, veja quais são os fios de inversão da mesma cor que estão ligados ao capacitor antigo e marque-os.

Depois marque o condutor neutro que deve estar ligado ao único fio de cor diferente que sai do motor do ventilador e que também deve estar ligado ao condutor neutro da luminária.

O fio restante deve obrigatoriamente ser o retorno da lâmpada.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: dickuhne, Jim, the Photographer, Steve A Johnson