Como instalar o ar refrigerado Split!

Escrito por

Instalação de linhas longas

Para instalações onde o desnível e/ou o comprimento de interligação entre as unidades for superior ao especificado , é necessário seguir os procedimentos, instruções e tabelas descritas na seqüência:

1 – Verificar se o comprimento, desnível e os diâmetros das tubulações estão dentro dos valores recomendados na tabela abaixo.

Como instalar o ar refrigerado Split - tabela

Como instalar o ar refrigerado Split – tabela

Observações:
* Caso a condensadora esteja abaixo da evaporadora:

C.M.R = C.M.E – D.M

Onde: C.M.R – Comprimento Máximo Real da Linha

C.M.E – Comprimento Máximo Equivalente

D.M – Desnível Máximo

Veja o exemplo abaixo para compreender melhor como fazer o cálculo.

Considerando-se uma unidade condensadora de 24.000Btu/h colocada abaixo da unidade evaporadora, um desnível de 6 metros e o valor de comprimento máximo equivalente usado no exemplo do sub-item 6.1 (12,5 metros), teremos então:

C.M.R = C.M.E – D.M

C.M.R = 12,5 – 6

C.M.R = 6,5 metros

2 – Elevar a linha de expansão/líquido acima da unidade condensadora antes de ir para a unidade evaporadora (0,2m), quando a unidade evaporadora estiver abaixo da unidade condensadora.

3 – Elevar a linha de sucção acima da unidade evaporadora antes de ir para a unidade condensadora (0,2m), quando a unidade evaporadora estiver acima ou no mesmo nível da unidade condensadora.

4 – Colocar uma válvula solenóide na linha de expansão (junto a saída da unidade condensadora se a unidade evaporadora estiver acima ou junto a entrada da unidade evaporadora se a unidade condensadora estiver acima), que abra junto com a partida do compressor e feche depois do desligamento do mesmo (30s); este tempo deve ser passível de regulagem caso o compressor apresente dificuldade de partir novamente.

Nas unidades acima de 30.000Btu/h o sistema de expansão é através de pistão, nestas unidades a válvula solenóide deverá ser instalada entre a válvula de serviço e o pistão.

Nas unidades com compressor trifásico, a válvula solenóide pode abrir e fechar junto com a partida e desligamento do compressor respectivamente.

5 – Fazer sifões nas subidas da linha de sucção, quando aplicado, a cada 3,0m incluindo a base. Caso o desnível seja menor que 3m faça apenas na base.

Como instalar o ar refrigerado Split

Como instalar o ar refrigerado Split

6 – Inclinar as linhas horizontais de sucção no sentido do fluxo.

7 – Isolar as linhas de expansão e sucção da radiação (além de bem isoladas termicamente) quando estiverem expostas ao sol.

8 – O procedimento de vácuo deve ser especialmente bem feito; definir a carga de refrigerante através da medição do superaquecimento .

9 – Deve ser instalado um separador de líqüido (isolado termicamente e da radiação – que poderá ficar fora da un. externa), na sucção junto a entrada da un. condensadora, com capacidade volumétrica de retenção de líqüido refrigerante como indicado na tabela abaixo.

Como instalar o ar refrigerado Split

fonte:Carrier

Obs:
Como se pode ver este não é um trabalho para amadores, as informações dadas neste capitulo são só a titulo de ilustração, para que ao contratar um serviço profissional de instalação de ar condicionado o internauta possa ter um minimo de conhecimento e assim saber pelo que esta pagando e como sera feito o serviço.