Impressoras Wifi: Vantagens e Configurações

Escrito por

 

A tecnologia sem fio facilita nossas vidas.

Através dela temos muito mais conforto e organização.

Um bom exemplo disso são as impressoras Wifi, que já estão no mercado há algum tempo e reduziram muito seu custo recentemente.

Dessa forma, esses equipamentos se tornaram uma excelente opção para quem quer imprimir arquivos de todos os computadores disponíveis em casa ou numa pequena empresa.

Vantagens da Impressora Wi-fi

As impressoras sem fio possuem diversas vantagens, principalmente em relação a acessibilidade.

impressoraIsso se dá porque elas funcionam através da rede Wi-fi, ficando disponíveis para todos os computadores e notebooks que estiverem conectados a elas.

Portanto, não existe mais a necessidade de longos cabos, o que faz com que sejam muito mais acessíveis e práticas. Sem falar que deixam o ambiente de trabalho/casa bem menos poluído.

Outra vantagem das impressoras Wi-fi é a sua configuração. Configurar uma impressora Wi-fi dá bem menos dor de cabeça do que parece.

A tecnologia utilizada nas impressoras sem fio vem evoluindo bastante – bem como toda a tecnologia sem fio, como controles de video game, periféricos sem fio (mouse, teclado), etc – e, atualmente, existem modelos no mercado que são facílimos de configurar.

Configurando a Impressora Wi-fi

Existem duas maneiras de se configurar uma impressora sem fio corretamente: através do software fornecido pelo fabricante ou ligando-a diretamente à rede através das ferramentas do sistema operacional.

O primeiro método é bem simples, uma vez que o fabricante inclui um CD de instalação de drivers e, também, um software que auxilia na configuração da impressora Wi-fi.

Grande parte dos equipamentos disponíveis no mercado já vem com adaptador de redes sem fio. Isso torna o processo muito simples, bastando instalar o software e seguir as instruções.

A segunda forma de se configurar uma impressora Wi-fi é através das ferramentas do sistema operacional. Lá vai o passo a passo para o sistema operacional Windows:

1) Acesse o Menu Iniciar>Dispositivos e Impressoras;

passo 1

2) Clique em “Adicionar uma Impressora”;

passo 2

3) Clique em “Adicionar uma Impressora de rede, sem fio ou Bluetooth”;

passo 3

4) Encontre o modelo da sua impressora na lista e clique em Avançar;

passo 4

5) Nomeie sua impressora e clique em Avançar novamente;

passo 5