Como Impermeabilizar Tecidos da Decoração

Escrito por

A impermeabilização de tecidos da decoração protege cortinas, sofás, poltronas e até mesmo tapetes de manchas, odores e derramamento de líquidos. E você não precisa necessariamente depender dos tecidos que já vem impermeabilizados, vendidos no mercado. Também é possível fazer isso em casa, com os que você já tem ou comprou. Saiba como impermeabilizar tecidos da decoração da casa.

Quando Fazer a Impermeabilização do Sofá

Se você tem animais domésticos ou crianças em casa, a impermeabilização é bastante indicada. Isso não só previne a absorção de líquidos e urina pelo tecido ou estofado como também dificulta o acúmulo de pelos na superfície.

Em contato com o tecido impermeabilizado, líquidos se transformam em pequenas gotas que não penetram na trama. Basta secá-las com um pano. No caso dos pelos, bastará passar um aspirador de pó para eliminá-los.

Nesses casos, a impermeabilização é mais eficaz do que capas de proteção para móveis.

Móveis e tecidos decorativos para áreas externas também devem sofrer impermeabilização.

Como Escolher seu Impermeabilizante de Tecidos Decorativos

sprayA regra central é procurar um produto impermeabilizante que não seja inflamável. Acidentes podem acontecer durante a aplicação. O mercado oferece sprays seguros, feitos para bancos de carro, por exemplo.

No entanto, esses sprays são mais fáceis de utilizar em áreas menores, como almofadas, tapetes, cadeiras, poltronas e assim por diante. Os mais indicados para sofás vem em volumes maiores, em torno de 350ml.

Se a peça que deseja impermeabilizar está muito velha ou suja, invista numa boa lavagem com uma semana de antecedência à impermeabilização.

E lembre-se: quanto mais cedo você impermeabilizar seu item de decoração, mais tempo preservará sua aparência de novo.

Como Fazer a Impermeabilização

Embora impermeabilizantes sejam muito seguros e eficientes, sempre faça um pequeno teste numa área discreta do tecido. Se der tudo certo, use luvas de borracha, acione o spray e direcione-o para o móvel ou cortina numa distância e cobertura de área constantes.

sofá casal vinhoUma espuma vai surgir sobre a superfície. Espere-a secar sozinha – isso pode levar cerca de meia hora. Por causa da nuvem de produto que o spray fornece, o ideal é realizar o processo do lado de fora da casa ou apartamento.

O tecido deve estar bem esticado. Guarde esta dica para o caso de cortinas, tapetes ou tecido decorativo destinado à forração ou estofamento de móveis.

No caso de tecidos já estofados, mire apenas no tecido. Passe um pano úmido em possíveis partes de madeira, metal ou outro material que possam ter sido atingidas.

O resultado final é tão natural que não indica que o tecido está impermeabilizado. Faça um teste derramando um pouco de água sobre o móvel e assegure-se de que a superfície repele o líquido eficientemente.

Impermeabilizante Caseiro com Termolina

sofá impermeavelA termolina é um material que, uma vez aplicado ao tecido, confere a ele uma característica impermeabilizante.

É uma técnica bastante usada em artesanato, como na confecção de bonecas, encadernação, guirlandas, abajures e muito mais.
Uma vantagem extra da termolina é que ela evita que o tecido desfie.

Se a sua peça de decoração é menor, como uma almofada ou um assento de cadeira, a impermeabilização com termolina também poderá ser uma opção. No entanto ela serve para o tecido ainda não estofado ou costurado.

Você poderá comprá-la pronta ou fazer em casa. A receita é:

  • 2 copos americanos de água
  • 1 copo americano de cola branca
  • 1 pote para fazer a mistura
  • 1 colher de sopa de álcool em gel

Coloque a cola branca dentro do pote de mistura. Em seguida, o álcool em gel e por fim os dois copos d’água. Misture bem, até que fique bem homogêneo.

Depois de pronto, passe sobre o tecido esticado em seu lado do avesso, para evitar que algum fio do pincel fique preso e aparente. A termolina caseira vai vazar por meio da trama e chegar ao outro lado.

O lado certo do tecido, que estará voltado para baixo, deverá estar face a face com um pedaço de plástico, que protegerá a mesa.

Quando estiver pronto, pendure no varal para secar – de preferência ao sol. Assim, estará finalizado em quinze minutos.