Ideias para Ocupar as Crianças nas Férias

Escrito por

Férias escolares exigem que os pais se tornem verdadeiras usinas de originalidade. Afinal, é importante divertir as crianças – mas, com tantos dias livres, haja ideias! A seguir ajudamos você nessa tarefa com algumas sugestões simples de realizar.

Por maior que seja a sua cidade, chega uma hora em que as opções de divertimento para as crianças em férias se esgotam. Elas já assistiram a todas as estreias infantis, peças de teatro, parquinhos…

Mesmo as praias das cidades costeiras e as cachoeiras e represas do interior podem se tornar repetitivas, aos poucos deixando de animar o seu filho. E shopping, tevê e vídeo game não devem predominar nas horas vagas.

Veja como contornar o problema e entretenha as crianças nas férias!

Férias Escolares: Faça um Grupo de Mães

mulher celularProcure saber com outras mães de amigos do seu filho quem está na mesma situação que você – ou seja, buscando saídas para ocupar o pequeno.

Algumas famílias podem estar viajando, outras se decidiram por colocar a criança em colônia de férias. Forme um grupo de pessoas que não optaram por essas alternativa.

Forme um grupo de Whatsapp para articular melhor as ideias e a troca de informações sobre os programas acertados.

Em seguida, comunique o esquema às famílias que estão fazendo outras coisas – eles podem ter interesse em participar mais adiante. Além disso, é gentil e ninguém se sente “de fora”.

Como Entreter as Crianças nas Férias: Revezem-se

O conceito central do grupo de responsáveis é que cada um seja capaz de receber, em casa, os filhos dos demais, de modo que seja feito um rodízio. Um dia na casa de um, outro dia na casa de outro, no terceiro dia na casa de um terceiro, e assim por diante.

Se uma das famílias tiver pais muito ocupados, é perfeitamente aceitável que não se ofereçam para receber as crianças. Ainda assim, nada de excluir o filho deles: solidariedade e aceitação são palavras-chave quando o assunto é criança!
E o grupinho de amigos do seu filho não pode ficar desfalcado por conta disso.

Concentrem as reuniões das crianças nos dias de semana, que é justamente quando as crianças ficam mais entediadas e a maioria dos pais estão mais ocupados com trabalho. Finais de semana facilitam o entretenimento da gurizada.

Tentem estabelecer um horário padrão para que os encontros aconteçam: pela manhã ou pela tarde. Assim fica mais fácil inclui-los na rotina familiar, tornando a logística mais previsível e evitando confusões.

Se você acha que vai ter problemas para levar ou buscar seu filho dos diferentes endereços, tente combinar uma carona com uma das famílias.

Como reuniões de crianças sempre pedem um lanche, estabeleçam como isso será feito. O anfitrião da vez pode se responsabilizar totalmente ou pode ficar combinado que todo mundo levará alguma coisa diariamente para dividir.

Ideias Divertidas para Entreter as Crianças

menina dedochesUma dica importante é definir uma atividade diferente para cada encontro de crianças. Isso porque a bagunça é muito maior sem um “norte”.

Quando engajadas numa tarefa divertida e cooperativa, é muito mais fácil criar um clima criativo e, ao mesmo tempo, diminuir as chances de conflitos.
E a variedade de temas evita que os pequenos se entendiem com assuntos repetidos.

Investigue se algum dos pais possui um hobby ou talento especial que possa ensinar à turminha. Adultos ligados às artes podem supervisionar brincadeiras com massinha de modelar, desenho e colagem.

Na parte final do encontro, as crianças podem montar uma exposição com o que foi feito.

crianças arteOficinas de bonecos de feltro é uma boa maneira de manter os pequenos ocupados com uma tarefa que ainda vai render um brinquedo novo. O feltro é um material simples de manusear e suas partes podem ser unidas com cola quente ao invés de linha e agulha ou máquina de costura.

Com ele é possível fazer bonecas, animais, monstrinhos e até mesmo personagens infantis. Se a criança for menor, pense em peças menos complexas, como dedoches – que sempre rendem um bom teatrinho no final.

Uma peça de teatro, inclusive, é uma ótima ideia. O roteiro pode ser improvisado pelas próprias crianças, e podem partir de fantasias de carnaval, princesa ou super-heróis que elas já tenham.

E que tal organizar todo mundo para produzir o lanche num dos dias? Pense numa receita simples, que seja viável para a própria garotada fazer, e mãos à obra.

Passos que requeiram o uso de faca, fogão ou aparelhos como liquidificador ou batedeiras, no entanto, devem ser realizados por um adulto.