As Quatro Ondas Acústicas

As Ondas Diretas:  São as ondas que, saindo das caixas acústicas sem reflexões em nenhuma das paredes da sala, atingem diretamente o ouvinte.

Estas são as ondas mais importantes para se obter uma boa reprodução sonora.

As Primeiras Reflexões:  São aquelas ondas que saem das caixas e, após se refletirem em uma das paredes, atingem o ouvinte.

Portanto, são aquelas ondas que atingem o ouvinte logo após as ondas diretas, apenas após um pequeno espaço de tempo, se confundindo com as ondas diretas.

Elas são muito prejudiciais para o resultado final, principalmente em salas pequenas, pois deterioram o palco sonoro, o equilíbrio tonal e a organicidade da reprodução.

Uma observação: para não reforçar estas primeiras reflexões, não coloque as caixas muito próximas das paredes

As Ondas Reverberantes:  São as ondas que, após se refletirem algumas vezes entre as paredes, atingem o ouvinte.

Estas ondas criam um som difuso, retirando a nitidez daquilo que se ouve.

Elas são muito prejudiciais em auditórios e teatros, mas, em salas pequenas, um discreto campo reverberante pode até ajudar na formação do palco sonoro.
Estas ondas trazem volume ao som, permitindo que o equipamento possa trabalhar num volume mais baixo, uma vez que o som naturalmente já se apresenta numa boa altura.

 Ondas Estacionárias:  São criadas por muitas reflexões de ondas de baixas freqüências (abaixo de 160Hz).

São determinadas pelas medidas da sala, ou seja pelo comprimento, largura e altura.
Estas ondas precisam ser eliminadas por absorvedores específicos como absorvedores de membrana ou absorvedores de Helmholtz, também chamados de absorvedores de volume.

Os tão falados “bass traps”, só atuam nos médios e agudos, não absorvendo graves como se imagina normalmente”.
– by Knirsch: “