Fogão a gas… botijão e gás natural !

Escrito por

 

Escolha fogão e aquecedor que gastam menos !

Você conhece o Selo Conpet ? Ele é o selo de eficiência energética, desenvolvido pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.

Ele permite a escolha de produtos também com base em seu consumo de combustíveis fósseis.
Ele pode ser encontrado em fogões domésticos a gás (com e sem forno), aquecedores domésticos de água a gás tipo instantâneo (ou de passagem) e de acumulação (reservatórios térmicos).

Se, por um lado, proporciona a melhor escolha do consumidor, por outro, incentiva a produção de produtos e serviços cada vez melhores, mais econômicos e mais amigos da natureza.
O selo deve trazer o nome do fabricante, do modelo e o ano, porque tem validade de um ano.

O que significa GN?

GN é a sigla para gás natural, sendo um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos gasosos leves com predominância acentuada do metano.
Também conhecido como GNV – gás natural veicular.

O que significa GLP?

GLP é a sigla para gás liqüefeito de petróleo, sendo um combustível formado pela mistura de dois gases extraídos do petróleo: propano e butano.

Qual a diferença entre baixa e alta pressão?

Os aparelhos são fabricados especificamente para trabalharem com altas, médias e baixas pressões, tendo diferenças construtivas, o que impede que sejam utilizados em condições diferentes daquela indicada pelo fabricante.

Os aparelhos para Alta Pressão (AP) como lampiões, fogareiros, maçaricos, estufas, funcionam com registros ou torneiras de Alta Pressão (AP) diretos, sendo acoplados sem o uso do regulador de pressão.

Os aparelhos de Baixa Pressão (BP) como os fogões normais de cozinha, necessitam de reguladores, para a redução de saída do gás.

Regulador de gás tipo doméstico

Pressão de saída 0,28kgf/cm2

Os componentes básicos para instalação do botijão de gás são:

Mangueira
– Deve ser de plástico PVC transparente, com tarja amarela, gravação do código NBR 8613 e do prazo de validade e comprimento máximo 80cm.

Braçadeiras
– Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras.

Regulador de pressão
– É a peça que regula a passagem do gás do botijão para a mangueira. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 do INMETRO.

Botijão
– Contém 13kg de gás de cozinha. É fabricado segundo norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – 8460.

Fonte: Jackwal  /  ProTeste