Decoração da Mesa com Doces e Balas

Escrito por

Embora sejam lindas e coloridas, guloseimas de festas exigem inspiração para que formem uma bela decoração da mesa. Veja a seguir algumas ideias para arrumar doces, balas, jujubas, cupcakes e outras delícias num belo efeito.

Em Primeiro Lugar, Faça a Escolha dos Doces

Como praticamente qualquer doce dá um bom material para decorar a mesa, atenha-se, então, àqueles que você e os seus convidados mais gostam.
A variedade mínima é de quatro tipos de doces. Fica mais fácil acertar com todo mundo.

mesa de docesBrigadeiro, beijinho, bem casado, cajuzinho, olho de sogra, balas, pirulitos, jujubas e chocolates tem sempre um grande apelo em festas de crianças.

Cupcakes também estão cada vez mais em alta entre os pequenos – mas os jovens também podem gostar. Eles chegam a substituir o bolo tradicional.

Entre os adultos já entram doces finos, incluindo algumas versões de doces infantis, como o próprio brigadeiro; fondados, frutas caramelizadas, bem casados, macarons e toda a doceria portuguesa.

Estabeleça o Estilo da sua Festa

Qual é a paleta de cores da sua festa? Vai ser super colorida, como uma festa junina? Terá a predominância de um ou dois tons, como num chá de fraldas de bebê menino, com o azul?
A decoração será provençal, mais elegante? A toalha de mesa será de seda? Ou ela não terá nenhum atrativo especial?

Em linhas gerais, a regra é: quanto mais definida a decoração geral da festa, mais discreta deve ser a arrumação dos doces na mesa.

Por exemplo: festas adultas mais formais pedem doces colocados em bandejas sobre a mesa, ou em torres de vidro. Numa festa infantil sem muitos elementos decorativos prontos, como personagens de papelão, já é permitida alta criatividade na arrumação da mesa de doces.

Nesse caso, os próprios doces podem ser confeitados com a imagem do personagem. Brigadeiros podem vir em copinhos com adesivos do herói, assim como saquinhos de balas ou pipocas.

É fundamental que as guloseimas estejam dispostas de forma a dar um acabamento harmonioso com o entorno, sem torná-lo caótico.

Incremente a Apresentação dos Doces e Balas

caixinha de balasVocê pode ter a intenção de manter as coisas da forma mais simples e se limitar à forminhas na hora de arrumar os brigadeiros. Contudo, escolha as mais especiais, como as metalizadas ou com estampas afins ao restante da decoração.

Aliás, ao invés de colocar bombons comerciais em globos de vidro, retire-os de sua embalagem e acomode-os numa forminha.

Pense, também, em variantes da forminha, como é o caso das em forma de flores em papel crepom e até mesmo caixetas de papelão, que são muito elegantes.

Balas pequenas e jujubas podem vir em tubinhos de ensaio de plástico e amarrados todos juntos num laço de fita que os agrupa, possibilitando que fiquem em pé na mesa.

copinho mousse de maracujáPessoas mais habilidosas podem se aventurar em criar uma árvore a partir de jujubas ou marshmallows espetados em palitos de dentes, por sua vez espetados numa boa de isopor.

Conforme já citamos, copinhos de plástico podem ser boa ideia – e não somente para brigadeiros. Doce de leite, mousse de maracujá, doce de coco e outras delícias podem vir neles. Amarre a colherinha com uma fita decorativa.

Esses mesmos doces podem vir em tubinhos semelhantes aos de pasta de dente. Eles são vendidos vazios, basta preenchê-los com a guloseima e tampar.

biscoitos de chinelo e pranchaFaça cookies de formatos especiais e cubra-os com pasta americana ou glacê colorido: eles praticamente se tornam objetos decorativos.

Ao invés de um bolo grande, pense em fazer três bolos pequenos, cada um de um formato e sabor diferente, mas decorado com fitas e confeites da mesma cor.

Objetos para Usar na Decoração da Mesa de Guloseimas

Se nas festas mais clássicas as bandejas e torres dão o tom, em festas temáticas o céu é o limite.

barcos mesa festaUm aniversário de pirata ou de barco, por exemplo, pode apresentar pequenos barcos de madeira cheios de doces. Cestos de vime coloridos também são ótimas opções para vários temas diferentes.

Escadas ou arquibancadas em miniatura podem abrigar diferentes tipos de doces – um por degrau.

Vasos de vidro, até mesmo os utilizados para colocar flores, podem ser usados tanto em festas infantis, quando cheios de balas coloridas, quanto nas adultas, com balas de amêndoas prateadas e brancas.

Cachepôs podem ser preenchidos com granulado e lá podem ser espetados popcakes (bolos em palitos, como um pirulito).

Chapéus são excelentes saídas: o de palha numa festa de São João, o de caubói numa festa sertaneja, um modelo Fedora numa festa clean… eles podem abrigar todo tipo de guloseima.