Saiba Quem Estará Presente – E Prepare-se para o Amigo Oculto

Uma forma de estabelecer um relacionamento mais amistoso com os outros convidados durante o evento é procurar saber, com amigos ou familiares em comum, o que aconteceu de mais importante na vida de alguns deles.

presenteÉ sempre legal saber de antemão quem se casou, quem teve filhos, mudou de emprego ou até mesmo se perdeu um ente querido.

É sempre cativante quando alguém que você não vê há algum tempo tem uma ideia, mesmo que geral, do que aconteceu com a sua vida nos últimos tempos.

Além disso, saber sobre, também, as notícias menos afortunadas, ajuda a evitar comentários inconvenientes ou gafes.

Não é recomendável evocar a memória de uma pessoa que faleceu durante uma festa de final de ano, quando os sentimentos estão mais aflorados: a atmosfera pode ficar melancólica.

Esse cuidado com a sensibilidade alheia deve se estender até mesmo ao amigo oculto: nada de descrições como “o meu amigo oculto levou um fora da namorada”.

Aliás, em se tratando de amigo oculto, a etiqueta é sempre presentear com alguma coisa em torno do valor estipulado. Isso evita mal-estar para quem ganhou uma lembrança muito baratinha ou constrangimento para quem ganhou um sofisticado demais.

Evite Polêmicas Desnecessárias

Cabe aos anfitriões amenizar qualquer aspereza entre os convidados; portanto, evite avançar em temas polêmicos que podem levar a bate-bocas incendiários.

Definitivamente não é hora de debater política ou religião – muito menos tomar partidos em algum lado: isso só esquenta ainda mais os ânimos.

Se o seu interlocutor insistir em diálogos inconvenientes, sorria, peça licença e vá buscar uma bebida ou ir ao banheiro. Na volta, procure outra pessoa para conversar.

Outras Dicas de Elegância para Festas de Fim de Ano

  • champagneA menos que o anfitrião tenha combinado previamente com você, jamais leve uma sobremesa para a festa de uma pessoa – muito menos se você não tem muita intimidade com ela. Pode ficar parecendo que você duvida da capacidade do anfitrião de cuidar de todos os detalhes da recepção ou, ainda pior, a sua sobremesa ganhar mais elogios do que a da casa.
  • Informe-se com o máximo de detalhes sobre o código de vestimenta da ocasião. Em caso de dúvida, pergunte a um amigo ou ao próprio anfitrião o que eles vão usar. Um parâmetro importante é jamais ir casual demais para uma festa, porque fica parecendo que você está dando pouco valor à ocasião. Ao mesmo tempo, é muito feio ostentar jóias e roupas caras demais se os anfitriões possuem uma condição financeira menos favorecida.
  • Se a festa é distante e você foi convidado a dormir de um dia para o outro, combine os detalhes junto ao anfitrião com antecedência: você deve se certificar de que não será um trabalho extra para ele, que já está organizando uma festa. Pergunte se precisará levar roupa de cama e banho, por exemplo. E aqui a recomendação de levar um presente se torna uma obrigação.