Etiqueta: Dia das Mães sem Saia Justa

Escrito por

O Dia das Mães se aproxima e tudo o que se quer é que a ocasião aconteça com o máximo de harmonia – afinal, mãe é mãe! Fique por dentro das regras politicamente corretas e evite conflitos e impasses.

Não é só em festas de final de ano que as boas maneiras devem ser ainda mais observadas. O Dia das Mães é uma data muito sensível que envolve não apenas a sua como a de pessoas próximas.

Conheça algumas dicas para que tudo sejam flores.

Dia das Mães: Ela só Tem Trabalho se Quiser

familia restaurante maeSe o maior prazer da sua mãe for cozinhar para a família e ela fizer questão de preparar um almoço para comemorar o dia dela, tudo certo. Provavelmente fará parte da realização dela.

Mas mesmo a mulher super cozinheira pode precisar de ajuda para preparar um ou outro prato para dar conta do número de convidados. Sugira que os filhos tragam uma entrada ou uma sobremesa, por exemplo.
E nada de deixar a louça para ela lavar! Revese-se com o resto da família na frente da pia e mãos à obra.

Cada vez mais mães, no entanto, não são tão afeitas à cozinha – ou preferem relaxar no dia delas. A opção mais econômica é que cada membro da família traga os pratos do almoço; enquanto isso,para algumas mães, a melhor escolha é que todos se reúnam num restaurante.

Caso esta seja a melhor opção, faça reservas com no mínimo uma semana de antecedência. Deixe sua mãe escolher o restaurante, claro.

Evite ao máximo procurar um restaurante em cima da hora: as chances de encontrar uma mesa sem passar pela lista de espera é muito grande nesse dia. Pode ser bastante frustrante.

Cuidado ao Reunir as Mães

familia piqueniqueSe a sua família é grande, provavelmente já se pensou em reunir todas as mulheres mães em um só evento. A princípio faz sentido.

No entanto, para que seja uma boa ideia, é importante que todos se deem bem. Se a sua mãe não tem um bom relacionamento com a sua tia, por exemplo, o melhor é que cada parte do clã realize sua própria comemoração sem misturar os diferentes núcleos.

Sim, harmonia é a regra central. Ela permitirá, por exemplo, que você e seu parceiro ou parceira unam suas respectivas mães para comemorar numa festa só.

Se houver questões entre sogra e nora ou genro, contudo, será melhor que cada um passe o dia com as suas respectivas mães, separadamente. Afetos difíceis podem ser desastrosos em situações assim.

E nunca se esqueça de incluir as avós e bisavós! Elas são as grandes matrizes da família!

Feliz Dia das Mães para Outras Mães

A sua mãe, é claro, é a grande homenageada do dia – para você. Não deixe de desejar um feliz Dia das Mães para outras mulheres próximas, principalmente da família.
Para essas você pode presentear com um pequeno buquê ou vasinho de flores. É uma lembrança gentil e carinhosa.

Se não for encontrá-las e o florista não chegar lá, dê um telefonema. Evite mensagens de Facebook ou Whatsapp, por mais bonitinhas que sejam. Lembre-se, trata-se de uma data muito pessoal, mesmo para alguém que não é sua mãe.

Caso queira investir mais no presente, pesquise antes com os filhos dessa mulher quais as preferências dela, além de descobrir o que ela já tem ou não tem.

Finalmente, não trate com pena um parente ou amigo cuja mãe faleceu. Se tiver intimidade suficiente e a sua família concordar, leve essa pessoa para comemorar a data com você. Escute as histórias que ela tem para contar sobre a própria mãe.

Esse é o dia de, também, ser maternal com o próximo.