Travesseiros: Como Escolher

Escrito por

Se for comprar um travesseiro novo, leve sempre em conta que trata-se de uma peça de um sistema de repouso composto pelo colchão, lençol e cobertor ou colcha.

Obviamente, travesseiros caros tem que justificar os seus materiais; da mesma forma, não é possível esperar qualidade de um travesseiro barato de hipermercado.

Essa diferença é sentida quando os problemas no pescoço surgem ou se instalam.

Veja a seguir o que você deve observar na hora de escolher um travesseiro.

Atenção à Altura do Travesseiro

camaO travesseiro deve funcionar como instrumento de compensação, evitando que o peso da cabeça force a coluna cervical e sua musculatura. Portanto, o material definirá o nível de toque e conforto.

Porém, também deve-se estar atento para a espessura do travesseiro: é necessário que ela apenas preencha o espaço entre ombro e cabeça, a fim de não forçar a cervical..

Para o seu travesseiro garantir uma ótima noite de sono, na hora de ir às compras é muito importante observar a altura dele.

Se você tem o hábito de dormir de lado e costas, prefira um travesseiro de perfil alto; se você dorme de costas e bruços, o recomendado é um travesseiro de perfil baixo.

A altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço.

Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

Como Conservar seu Travesseiro

O segredo para a conservação de travesseiros e almofadas é garantir-lhe condições adequadas de temperatura, umidade e pressão.

Se comprimimos demais uma peça fofa e sensível, a tendência é um enrigecimento precoce do material – portanto procure afofar o travesseiro e a almofada diariamente.

No caso dos travesseiros, lembre-se de que a cabeça pressiona a fibra por aproximadamente 8 horas. Ela funciona como uma prensa, é preciso buscar neutralizar este efeito.

A influência da umidade também prejudica a performance dos enchimentos.

Para neutralizar o suor, procure colocar seu travesseiro por alguns minutos ao sol sempre que possível ou, eventualmente, utilizar a secadora: a combinação da temperatura com a redução da umidade fazem com que a recuperação do volume da fibra seja ótima.

Travesseiros Nasa

travesseiro nasaOs chamados travesseiros da Nasa são feitos de um material viscoelástico de última geração, moldado com alta viscosidade e alta densidade (70 Kgf/m3).

Ele é recomendado por ortopedistas e fisioterapeutas e comercializado em mais de 40 países no mundo.

Trata-se de um travesseiro auto-moldável e termo-sensível, que se adapta ao contorno e temperatura do corpo, exercendo menos pressão nas áreas mais quentes ou salientes e facilitando, assim, a circulação sanguínea.

O travesseiro Nasa, além de oferecer maior capacidade de absorção do peso e distribuição equalizada da pressão sobre o corpo, possui a propriedade de retorno lento ou memória, agindo como um verdadeiro amortecedor.

Tudo isso permite uma posição natural de descanso, prevenindo dores na cabeça, pescoço, costas, braços e ombros e garantindo um sono restaurador.