O trabalho sedentário muitas vezes leva ao aumento da fadiga, dores nas costas, inchaço das pernas, má postura. Como resultado, várias doenças do sistema musculoesquelético e do sistema circulatório se desenvolvem.
A questão de como escolher uma cadeira de escritório também preocupa quem trabalha em casa.
Apesar das condições de trabalho menos rígidas, os freelancers também precisam passar muitas horas no computador. Por isso é importantes escolher as melhores cadeiras de escritório.
Como escolher uma cadeira de escritório?
Hoje, ao escolher uma cadeira de escritório, o conforto e a confiabilidade vêm em primeiro lugar, pois temos que passar muito tempo à mesa.
Para não sentir dores musculares por muito tempo sentado e poder relaxar durante o processo de trabalho, vale a pena considerar todas as opções e entender o que você precisa.
Altura da cadeira deve ser personalizável
Quase todos os modelos de cadeiras de escritório e gamer permitem ajustar a altura do assento.
Ajustar a altura do assento à sua altura é importante para manter a postura adequada. Para fazer isso, as pernas devem estar no chão em um ângulo reto.
Peso: quanto peso a cadeira suporta?
Ao escolher uma cadeira, preste atenção ao peso que ela pode suportar.
Para cadeiras de escritório, geralmente é de 100 a 120 kg, para cadeira gamer, de 150 a 180 kg. Na verdade, este é um indicador da força da cadeira.
- Veja mais: Ventilador de teto: como escolher e modelos poderosos para decorar
Cadeiras de escritório e especificações para encosto
O encosto ideal é aquele que segue completamente todas as curvas das costas e oferece suporte suficiente.
É desejável que uma dobra seja feita na região lombar e pequenas saliências passem nas laterais. Isso permite que você descarregue a coluna o máximo possível.
É importante aqui que a curva ocorra exatamente na região lombar! Portanto, ao comprar uma cadeira que não seja para você, você deve encontrar móveis com altura de encosto ajustável.
O encosto deve ser ajustável e no estado padrão ser um pouco mais de 90 graus. Assim, as costas não ficarão muito cansadas. E às vezes, por exemplo, no almoço, será possível entrar em um estado quase horizontal e relaxar confortavelmente.
Para quem escreve, desenha, em geral, faz alguma coisa, inclinando-se para a mesa, é necessário um ângulo de inclinação negativo, quando as costas estão, por assim dizer, inclinadas em direção à mesa.
Isso ajudará a evitar o bloqueio do fluxo sanguíneo e a pressão indevida na parte interna da coxa.
- Veja também: Chuveiro com LED: modelos + benefícios
Assento
É melhor escolher uma forma arredondada do assento com uma pequena depressão no centro. Isso permitirá que você se acomode confortavelmente, não escorregue e não perturbe o fluxo sanguíneo.
Para o conforto durante o trabalho, o grau de suavidade é responsável. Existem as seguintes variedades:
- Assento duro – a camada de enchimento no assento é fina ou ausente. Uma longa permanência em tais cadeiras não pode ser chamada de prazer;
- Dureza média – têm uma pequena camada de espuma. Você pode sentar neles sem se cansar por muito mais tempo;
- Assento macio – o assento tem uma grande quantidade de enchimento. É preferida para quem está no local de trabalho há muito tempo, e esta é a melhor opção para o trabalho sedentário.
Cadeiras de escritório com apoio para braços
Alguns modelos não possuem apoio de braço. Sendo assim, é permitido ficar neles apenas por algumas horas, se não os braços e as costas ficarão cansados.
Ao trabalhar em um computador, a mão e o antebraço idealmente ficam no mesmo nível, o que significa que o apoio de braço deve ter a mesma altura da mesa.
Daí a conclusão de que a altura deve ser regulada. Caso contrário, os braços simplesmente ficarão suspensas no ar e os músculos começarão a sustentá-los. Isso exige muita força, a inclinação aparece e o desempenho diminui.
Cadeiras de escritório com rodas
Existem diferentes rodas para diferentes revestimentos de piso. Para pisos duros, são utilizados rodas com bicos macios ou emborrachados.
Certifique-se de verificar a resistência das rodas ao suporte e como elas andam no chão.
Para quem não gosta que a cadeira se mova livremente, é aconselhável adquirir produtos com trava de roda.
- Veja também: Acessórios para fritadeira air fryer + dicas de uso e manutenção
Cadeira Gamer ou de escritório: qual é a diferença?
As cadeiras de trabalho são divididas em cadeiras de escritório e cadeiras gamer. Qual é a diferença?
- Ergonomia. A cadeira gamer possui um assento anatômico confortável que segue os contornos do corpo, uma almofada sob a parte inferior das costas e um apoio de cabeça. Nas cadeiras de escritório, apenas modelos caros têm tudo isso.
- Força. As cadeiras gamer são mais fortes e mais estáveis do que as cadeiras de escritório. Elas têm uma estrutura toda em metal e peças reforçadas, porque durante o jogo os jogadores podem se comportar ativamente – pular, mover, balançar fortemente. A estrutura toda em metal nas cadeiras de escritório é um privilégio dos modelos caros.
- Preço. O preço de uma cadeira de escritório comum é custará três vezes menos que uma cadeira gamer.
- Opções adicionais. As cadeiras gamer, como regra, permitem ajustar o ângulo do encosto e a altura dos braços. Para modelos de escritório, isso é raro.
À primeira vista, as cadeiras gamer são mais confortáveis e funcionais do que as cadeiras de escritório.
O que acontece se você se sentar incorretamente?
Em uma cadeira desconfortável, o desempenho diminuirá no curto prazo: em vez de se concentrar no trabalho, a pessoa sentirá desconforto, muitas vezes mudará a posição do corpo e se distrairá.
A longo prazo, a má postura pode sobrecarregar a coluna, a pelve e as articulações. Por causa disso, doenças crônicas podem piorar ou novas aparecerem.