Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas precisamos também cogitar um bom aquecedor portátil para esquentar os diferentes cômodos da casa. Conheça os modelos disponíveis no mercado e faça uma boa escolha.[clear]
Seja para casa ou para o trabalho, o uso do aquecedor portátil pode ser de grande ajuda para manter o ambiente sempre quentinho e aconchegante.
Na dúvida de como escolher o melhor aquecedor portátil? Separamos algumas dicas para te ajudar!
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor Portátil: Avalie sua Necessidade[/h2]
Um cuidado muito importante na hora de escolher o seu aquecedor portátil é avaliar qual é o modelo mais adequado para as suas necessidades.
Para aproveitar todo o potencial do seu aparelho, é importante levar em consideração o tamanho e as características do ambiente em que ele será disposto.
Existem aquecedores com diversas opções de funcionamento, mas os mais populares são os que usam resistência, óleo, cerâmica e gás.
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor Halógeno (Irradiador)[/h2]
Os halógenos são os modelos mais comuns.
Seu sistema funciona por meio de resistências incandescentes que ficam vermelhas conforme esquentam, sendo protegidas, geralmente, por uma grade de metal.
A vantagem desse modelo é que ele aquece muito rápido, sendo mais indicado para ambientes pequenos ou médios, como banheiros e quartos, por exemplo.
No entanto, o modelo irradiador reduz bastante a umidade do ar, o que pode causar alergias e ressecamento de pele.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor Termoventilador[/h2]
Os termoventiladores são modelos pequenos e muito práticos de aquecedores que utilizam hélices (ventiladores) para renovar o ar ao redor do aparelho.
Além de evitar problemas como superaquecimento, as hélices ajudam ainda a espalhar o calor de forma uniforme e direcionada, o que permite um aquecimento focado em quem está no ambiente.
Estes aparelhos não produzem muitos ruídos – pode-se comparar ao barulho produzido por um ventilador -, e seu uso é indicado, principalmente, para aquecer ambientes de pequeno a médio porte.
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor Portátil à Óleo[/h2]
Nesse modelo, o aquecimento acontece da seguinte forma: uma resistência é utilizada para aquecer o óleo que irá circular por uma serpentina, irradiando calor pelo ambiente.
Apesar de demorar mais tempo para produzir calor, esse aparelho tem como vantagem o silêncio e o fato de não interferir na umidade do ar.
Indicado para ambientes pequenos a médios, o aquecedor à óleo ainda manterá o local quentinho por mais tempo.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor Cerâmico[/h2]
Com um funcionamento parecido ao do ar-condicionado, a cerâmica presente nesse aparelho absorve o calor ao invés de dissipá-lo diretamente pelo ar.
Isso proporciona um aquecimento mais rápido e uniforme.
Fáceis de transportar, esses equipamentos podem também ser fixados nas paredes ou no teto, sendo assim bastante indicados para banheiros e cozinhas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor à Gás[/h2]
Se você precisa aquecer um ambiente de médio a grande porte, como salas e espaços abertos, o aquecedor à gás é o mais indicado, pois é possível regular e manter a temperatura com a ajuda de um termostato.
Porém, os modelos portáteis são mais limitados e difíceis de encontrar.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Faixa de Preço dos Aquecedores Portáteis[/h2]
Se você está buscando um aquecedor para manter a sua casa mais quentinha neste inverno, a boa notícia é que existem opções que cabem em todos os bolsos. Basta dar uma boa pesquisada nos valores.
Se o preço baixo é um fator decisivo na sua compra, os modelos mais indicados são os aquecedores irradiadores ou os cerâmicos.
Agora, se você deseja comprar um aquecedor à óleo ou à gás, esteja preparado para investir um pouco mais.
[h2 type=”2″ width=””]Verifique Avaliações de Outros Consumidores[/h2]
Independente se você for comprar o seu aparelho online ou na loja física, é sempre importante pesquisar as avaliações de outros clientes que já compraram este produto.
A experiência de outras pessoas ajuda a confirmar se você está mesmo comprando o melhor aquecedor portátil.
Fique atento ao primeiro sinal de reclamações de desempenho, consumo excessivo de energia elétrica e problemas técnicos, por exemplo. Fatores como esses podem ser decisivos na hora de bater o martelo na compra.
Além disso, faça uma pesquisa também sobre a loja escolhida e certifique-se de que ela respeita os direitos do consumidor – como garantia e política de troca, entre outros.
[h2 type=”2″ width=””]Segurança com o Aquecedor Portátil[/h2]
Como este aparelho lida com aquecimento, existe um risco de acidentes que deve sempre ser considerado – principalmente com relação aos aquecedores irradiadores, que possuem a resistência mais exposta e devem ser posicionados fora do alcance de crianças e animais para evitar queimaduras.
Hoje, a maioria dos aparelhos conta com travas de segurança que impedem o superaquecimento, diminuindo assim o risco de incêndios.
Mesmo assim, após comprar o seu aquecedor, é muito importante ter cuidado para não posicioná-lo perto de itens inflamáveis e jamais utilizá-lo para outros fins, como secar roupas!
Estes são os principais fatores que você deve avaliar na hora de escolher o melhor aquecedor portátil para o seu lar ou escritório. Com essas dicas, você poderá enfrentar o inverno com muito mais conforto e segurança!