Como Escolher a Secadora Ideal

Escrito por

 

Ela já foi um dia considerada artigo de luxo e sua utilidade era apenas sentida nos dias mais frios e chuvosos de inverno.

Entretanto a praticidade que uma secadora de roupas traz consegue impactar diretamente na rotina e modificar completamente várias tarefas do dia a dia – especialmente se a casa não favorece a secagem natural da roupa por conta da umidade ou pouco sol.

Secadoras também acabam se tornando essenciais quando a família é maior e não conta com a ajuda de pessoas para cuidar das peças.

Os resultados estão na agilidade e em ter sempre aquela peça especial em mãos, economizando também na compra de roupas e melhorando o visual.

Secadoras: Novas Tecnologias

As novas tecnologias aplicadas às secadoras de roupas conseguem superar qualquer problema presente nos modelos mais antigos.

É o caso dos danos às peças, que eram maiores nos modelos que usavam o calor e alta rotação para eliminar a água e garantir a secagem.

Hoje em dia é possível dizer adeus àquele horror das roupas encolhidas: elas saem perfeitas para serem usadas e sem nenhum defeito.

Atualmente os modelos de secadora se diferenciam em três tipos: front load, de parede e de piso.

Secadora de Roupas Front Load

secadora front loadSecadoras front load são o modelo mais comum, e que também tem o preço mais elevado.

Tudo isso porque esses aparelhos possuem características mais sofisticadas, que garantem funções surpreendentes, como retirar odores das peças, tirar vincos, amaciar e evitar o encolhimento.

Os modelos mais modernos asseguram, ainda, opções que variam de acordo com os tecidos de cada roupa e podem até mesmo secar com ar frio, ideal para as peças mais delicadas e sensíveis.

As funções das máquinas recentes conseguem surpreender até os mais céticos.

É o caso de novos modelos que garantem até mesmo as roupas sem muitas rugas na hora de guardar.

Elas incluem secagens específicas para guardar as roupas no armário, por exemplo.

Secadoras de Parede

secadoraAs secadoras de parede são a opção perfeita para quem não possui tanto espaço, mas precisa das roupas secas mecanicamente.

Elas podem ser instaladas no topo da máquina de lavar e, como ficam em suspensão, não precisam tanto de um espaço reservado na área de serviço.

Ou seja, é uma secadora que fica presa na parede, na qual as peças ficam suspensas e secando sob a ação do ar emitido pelo aparelho.

Elas são mais simples que os modelos anteriores, mas algumas delas possuem ajustes para quantidade de peças e temperaturas quente ou fria.

A vantagem também está por conta do sistema, que permite que ela se torne um pequeno aquecedor.

Secadora de Piso

secadoraAs secadoras de piso são menores e mais simples do que os dois modelos anteriores.

Elas funcionam quase como um varal, por isso é perfeita para quem não tem espaço externo ou ventilado para instalar um varal comum.

Como elas ficam no chão, é possível mantê-las em diversos ambientes. As roupas ficam estendidas em cabides e recebem o ar quente que sai do aparelho.

O processo de secagem demora um pouco mais do que as secadoras front load, por isso é preciso ponderar essa questão na hora de escolher.

Secadora x Varal

Secadora de roupa ou varal? A grande questão deve ficar por conta do espaço.

As secadoras convencionais ocupam um espaço considerável na área de serviço, o que faz com que muita gente acabe optando por deixar as roupas secando nos próprios varais em vez de investir em um novo equipamento.

Para quem não dispõe de tanto espaço ou não possui uma área própria para secar as roupas com ventilação apropriada, no entanto, nada melhor do que pensar nesse equipamento, resolver a questão do espaço e também garante roupas secas sem preocupação.

Em geral, mesmo nos varais maiores, as peças pesadas são difíceis de secar, como as calças jeans. Isso gera umidade e um cheiro desagradável que não sai até a próxima lavagem.

Vale a pena investir, nesse caso, em um aparelho que tenha capacidade acima de 10 kg e seque até roupa de cama e toalhas.