O tratamento da água pelas redes públicas de abastecimento não é suficiente para eliminar as impurezas do líquido para beber.A boa notícia é que há cada vez mais opções de filtro de água disponíveis no mercado. Entenda como cada um funciona e o que levar em conta na hora de escolher.[clear]
Água contaminada pode levar a cerca de 25 diferentes doenças, representando 80% das enfermidades registradas no mundo todo. Até mesmo fatores como sujeira da caixa d´água, tubulações em más condições e vazamentos podem contribuir para o problema.
[h2 type=”2″ width=””]Como Funciona o Filtro de Barro[/h2]
Muito tradicional, barato e fácil de encontrar, o filtro de barro limpa a água por gravidade – quando ela passa através da vela de cerâmica com carvão ativado e nitrato de prata em seu interior, no momento que a pessoa abre a torneira.
No entanto ele não retém todas as bactérias e deve passar por revisões quinzenais, no máximo. A vela de cerâmica deve ser trocada inteira, e não lavada.
[h2 type=”2″ width=””]Bebedouro de Água com Galão[/h2]
Outro método econômico é comprar galões de água e encaixá-los num bebedouro especialmente adaptado.
A água já vem limpa do galão; o recipiente com torneira apenas possibilita encher copos e garrafas.
É fundamental estar atento à limpeza do galão e do bebedouro, pois podem conter bactérias que contaminarão a água em caso de contato.
Limpe bem as mãos na hora de instalar o galão no bebedouro.
[h2 type=”2″ width=””]Filtros de Torneira[/h2]
São acoplados à torneira ou ao encanamento. A água é filtrada pela sua própria pressão natural.
Não é recomendado usar bombas de pressão extra, pois as sujeiras podem acabar escapando ao tratamento interno do filtro.
[h2 type=”2″ width=””]Purificadores de Água: Os Mais Eficientes[/h2]
Purificadores também podem ser instalados diretamente ao encanamento ou à torneira, ou são vendidos em forma de aparelhos completos com torneira de temperatura natural ou gelada.
Sua estrutura não só filtra e dá pressão à água como também elimina completamente as bactérias e retira o cloro em excesso.
Além dos elementos filtrantes presentes no filtro de água comum, purificadores contam com tecnologias que funcionam como camadas extras de limpeza, como o carvão ativado em conjunto com outros minerais.
Há, também, as lâmpadas de raios ultravioletas capazes de acabar com as bactérias.
São ideais para filtrar a água de poços artesianos, cuja água não recebe nenhum tratamento anterior.
Seu único senão é o valor: costumam ser bem mais caros que os filtros de galão, cerâmica ou barro.
[h2 type=”2″ width=””]Ozonizadores de Água: Prós e Contras[/h2]
A tecnologia de ozonização da água é extremamente eficiente, e é usada inclusive para substituir o cloro das piscinas. No entanto é necessário que a água borbulhe no ozônio por dez minutos para ficar totalmente limpa.
Como a água passa muito rapidamente pelo aparelho ozonizador, o tempo de exposição é pequeno demais para que a filtragem eficiente aconteça.
[h2 type=”2″ width=””]Última Novidade: Filtro de Água por Osmose Reversa[/h2]
Está chegando ao Brasil a tecnologia de filtragem de água por osmose reversa.
O filtro de água é composto por fibras de carbono e promete remover bactérias e até mesmo metais do líquido.
Através de um aplicativo para celular será possível saber sobre a qualidade da água antes e depois de passar pelo equipamento, o que medirá sua eficiência.
[h2 type=”2″ width=””]Escolhendo o Filtro Certo para Você[/h2]
- O filtro de água ideal não apenas retém as partículas de sujeira: ele também purifica a água;[space]
- Verifique se o filtro de água possui o selo do Inmetro: ele assegura que o aparelho atende aos padrões de qualidade para o que se propõe a fazer;[space]
- Nunca se esqueça de realizar a limpeza da sua caixa d´água – ou exija que o condomínio aonde mora o realize periodicamente (de preferência a cada seis meses);[space]
- Mantenha o encanamento em dia, livre de vazamentos e sujeira.