Escolhendo a sua Balança

Escrito por

 

Há muitos anos não é mais preciso ir até a farmácia ou ao médico para conferir o próprio peso.

As balanças domésticas cumprem muito bem essa missão, ajudando muito no controle dos quilos, na consciência corporal e na manutenção da saúde.

Hoje em dia, além das balanças mecânicas, existem as digitais e outras tecnologias mais avançadas que cabem no mesmo cantinho do quarto ou banheiro.

Veja alguns modelos a seguir.

Balança Mecânica

balança analogica meiasFunciona com ponteiro e não necessita de pilhas ou bateria.

Tem preço mais acessível e, apesar de ser de um tipo mais antigo, ainda está presente em muitos lares.

O peso aparece num visor analógico, sendo de leitura simples. Deve sofrer revisão e ajustes duas vezes por ano.

Uma boa balança mecânica deve voltar ao peso zero com rapidez e precisão quando o indivíduo desce dela.

Balança Digital

Sua tecnologia permite que marque o peso com mais precisão e não precisa ser calibrada.

Os quilos aparecem num visor tipo relógio digital. Funciona a partir de pilhas ou bateria.

Balanças digitais mais avançadas possuem programação que permitem verificar o peso anterior e fazer comparações com o atual.

Balança de Monitoramento de Gordura Corporal

Está um passo adiante da balança digital, pois fornece detalhamento sobre o peso total e do IMC aproximado do indivíduo – muito útil para quem está controlando o peso com dieta e exercícios.

Para chegar à percentagem de gordura você digita na balança dados como altura, idade, sexo e nível de atividade física (aonde 1 corresponde a sedentário e 4 a praticante de exercícios regulares e intensos).

Em seguida você sobe nela, e seus quatro pontos de metal enviam correntes de elétrons que percorrem o seu corpo através da água existente nos músculos (cerca de 75% deles é feita de H2O) e esbarra na gordura, que possui somente 20% de água.

De modo que, quanto mais rápido a corrente de elétrons voltar à balança, menor seu índice de gordura corporal.

Em seguida a balança junta esses dados com os digitados e com o peso que está sendo calculado e dá o resultado final.

É importante que a superfície da balança de monitoramento de gordura corporal esteja bem seca, assim como seus pés – caso contrário os eletrodos serão “confundidos” por essa água.

Vale notar, no entanto, que, embora ela seja um bom parâmetro para o cálculo do IMC, nada substitui a medição rigorosa de um médico. Até porque os especialistas dizem que a balança é capaz de percorrer apenas as pernas e parte do tronco.

Balança Wi-Fi

balança wifiSão capazes de calcular o peso corporal e enviar essa informação, via sinal wi-fi, para um aplicativo de celular (disponível tanto para IOS quanto para Android) que fornece outras informações a respeito da constituição física do usuário, como IMC e estado de saúde geral.

O aplicativo também é capaz de suportar acessórios como medidor de pressão, gera gráficos e pode enviar todos os dados para terceiros, como médicos e membros da família – além de indicar metas para quem quer emagrecer e aumentar o condicionamento físico.

Dicas na Hora de Comprar uma Balança

  • Certifique-se de que a balança possui funções que você vai utilizar. Se você apenas pretende se pesar, escolha um modelo mais simples; se precisar de informações mais detalhadas sobre sua massa corporal, invista numa mais sofisticada – e pergunte ao vendedor como funciona;
  • Você consegue enxergar bem a informação que o visor da balança está mostrando? Isso é fundamental na hora de escolher um modelo. Se sua visão não é boa, prefira displays grandes e iluminados;
  • Prefira balanças de cores mais escuras ou transparentes às brancas, que sujam mais;
  • Coloque a balança numa superfície dura, lisa, plana e seca. Evite tapetes e carpetes.

Além da pesagem, tire suas medidas com fita métrica: às vezes o ganho ou a perda de peso ocorreu, mas o inchaço ou desidratação mascaram o resultado.