Equipamentos de Cozinha do Chef Moderno

Escrito por

Foi-se o tempo em que um multiprocessador era a máquina mais arrojada e eficiente no preparo de alimentos. Hoje em dia existem muitos acessórios e equipamentos de cozinha modernos que agilizam as receitas. Confira a seguir.

Seja para agilizar o preparo das refeições, seja para garantir uma receita perfeita, a tecnologia também está a serviço da cozinha. Nos últimos anos, muitas inovações surgiram nesse setor.

As novidades chegam não apenas em restaurantes e no setor hoteleiro como também nas cozinhas domésticas. Conheça algumas delas.

Equipamentos Modernos para Cozinhar

thermomix

Thermomix

Embora já exista há algum tempo no mercado, a Thermomix ainda consta como uma das grandes heroínas da cozinha doméstica.

Ela pica alho, cebola, ervas, carnes, legumes em geral – tudo instantaneamente e na textura e tamanho que você precisa. Ela também faz as vezes de uma batedeira completa, capaz de fazer claras em neve, maioneses, chantily, molhos, sopas, bolos e biscoitos.

Ela ainda pulveriza farinhas e grãos, originando temperos e especiarias em pó, e sova massas mais pesadas, como as de pizza e pães. Com seu modo triturador de gelo, ela faz sorvete de frutas em um minuto.

Como se não bastasse, a Thermomix ainda serve de balança e cozinha – sim, cozinha – os seus pratos. Sopas, batidas ou com pedaços de legumes, podem ser preparadas. A máquina também agita ingredientes enquanto os frita ou ferve.

Ela também cozinha peixes, legumes e pratos como pimentões recheados. A temperatura pode ser controlada e permanece sempre constante. Alguns modelos, inclusive, tem programação de receitas. E desligam sozinhos.

Já a panela elétrica Slow Cooker (também conhecida como Crock Pot) promete sabores semelhantes aos da comida feita em fogão à lenha. Seu aquecimento constante e uniforme cozinha os alimentos vagarosamente, preservando a textura e o tempero.

siam cooker

Fogão de parede SIAM Induction Cooker

O forte da Slow Cooker são as carnes de qualquer tipo – mas também faz arroz, feijão e receitas especiais como fondue. Ela realiza todas as suas funções gastando o mínimo de energia elétrica e, depois de desligada, mantém a temperatura em seu interior.

Ela possui visor eletrônico e é programável, completamente segura.

Por fim, o mercado já oferece o míni fogão de parede Paseco S.I.A.M. Induction Cooker. É perfeito para cozinhas extremamente pequenas ou para quem quase nunca cozinha em casa. Ele é elétrico e suporta panelas pequenas.

Acessórios Inovadores

colher medidora de porçoes

Colher com balança de precisão

Embora mais simples que os equipamentos que cozinham, acessórios simples podem ser igualmente inovadores e fazer toda a diferença.

Atualmente existem colheres com balança digital de precisão, por exemplo. Você coloca o ingrediente sobre ela e sabe se a quantidade é a que a receita exige. Outras marcam a temperatura do líquido, para você não se queimar na hora de comer ou beber.

Removedores específicos para grãos de milho verde e kit com molde, suporte e faca para cortas tomates em rodelas perfeitas mostram que praticamente qualquer função do cozinhar possui produtos facilitadores.

Facas com raladores embutidos – perfeito para frutas cítricas e o aproveitamento de suas cascas – e plataformas de raladores que se prendem ao prato, despejando queijo parmesão ou cenoura, são outras realidades.

recheando massas

Pocket Machine

Formas como o Sushezi, que prepara sushis com facilidade, e o Pocket Machine, que ajuda a rechear massas feitas em casa, como capeletis e raviolis, trazem as receitas mais habilidosas ao alcance da pessoa comum.

Hoje em dia também é possível tornar guloseimas à prova de acesso com potes que travam e só se abrem depois do tempo programado.

O FatMagnet, por sua vez,é um bastão com ponta em aço inox que, uma vez em contato com a comida, promete remover sua gordura, diminuindo a ingestão de calorias do prato.