Edredom ou Cobertor: Qual Escolher

Escrito por

Bateu um friozinho e todos já pensam na delícia que é ficar embaixo de uma coberta bem quentinha. Mas o que escolher nesse momento? Um edredom ou cobertor? Saiba a diferença entre eles e fique com o melhor para você.

Cobertor: Mais Leve e Portátil

cama cobertorO cobertor é a peça mais versátil de todas. Pode ser feito em algodão puro, para dias de frio ameno, ou de fios mais grossos, quando o termômetro realmente despencar.

O de algodão puro é quase como uma extensão do jogo de lençóis. Ele também não provoca alergias.

Qualquer tipo de cobertor pode ficar permanentemente embaixo do edredom da cama, para reforçar o aquecimento durante o sono. Ou estar sempre à disposição na sala, para relaxar no sofá.

Há, inclusive, lojas de decoração que vendem modelos de cobertores com textura nobre e cores e estampas sofisticadas que combinem com o visual da sala. Eles podem ficar sobre o sofá ou sobre uma poltrona, jogado de uma forma bem casual.

Cobertor: Escolha os Tecidos Mais Quentes

cobertor poltronaAlém do de algodão, você poderá encontrar cobertores de lã, que são mais caros e pesados, já que são bastante densos. Em compensação, são bastante quentes.
Podem ser de lã do tipo merino, mais em conta, ou da luxuosa caxemira.

Também há os de fibra sintética, como de poliéster e microfibra (ou fleece), que costumam ser mais felpudos e bem quentinhos. Também são mais fáceis de lavar, secar, guardar e duram mais.
Quanto maior a quantidade de fios, mais macios tendem a ser. E todos prometem ser antialérgicos.

Uma variação do poliéster é a microfibra, que também pode ser produzida a partir do acrílico ou da poliamida. A microfibra permite o corpo respirar melhor sem comprometer o aquecimento.

Edredom: Sempre na Cama

edredon rosa camaEdredons são peças mais complexas e bem mais pesadas do que cobertores. Portanto, ficam sempre cobrindo a cama. Servem tanto para proteger a roupa de cama da poeira como para aquecer os corpos na hora de dormir.

Eles possuem uma cobertura de tecido e um recheio de manta de poliéster siliconado ou penas de ganso, o que os torna bem espessos, fofinhos e quentes. Os tecidos em geral são nobres, variando de 100% algodão ao linho, microfibra ou cetim.

Muitos deles são dupla face – principalmente se o tecido é estampado. Então eles podem possuir duas estampas complementares, formando um composê se dobrados, ou uma face desenhada e outra lisa.
Existem, também, as capas para edredons, que torna a higienização da cama muito mais simples.

Edredons podem variar muito de preço. Vai depender da composição deles e do tamanho da sua cama. Sempre tire as medidas dela antes de ir às compras. O edredom não deve ser muito curto mas também não pode se arrastar pelo chão.

Uma versão mais light do edredom é o cobre-leito. A diferença é que ele é menos acolchoado – portanto, mais fino. Em geral, é mais usado nas estações mais quentes.