Como Economizar Energia no Inverno

Escrito por

Muita gente fica feliz quando o verão termina. Afinal, com o tempo fresco, o aparelho de ar-condicionado é dispensável, e a conta de luz diminui muito. Mas no clima frio outros eletrodomésticos podem pesar no final do mês. Veja como economizar energia elétrica no inverno.

Além de diminuir bastante o custo da energia elétrica ao final do mês, a utilização racional de alguns aparelhos durante o inverno é sustentável. Confira as nossas dicas.

Chuveiro Elétrico: Uso Inteligente Durante o Clima Frio

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz – principalmente no inverno, quando a temperatura predileta da água é bem quente, puxando mais energia para aquecê-la, e os banhos são mais demorados.
Afinal de contas, nada melhor do que aquecer o corpo com uma boa ducha de água cálida.

chuveiro banhoNo entanto, é importante que o tempo do banho seja controlado. Isso é o ideal.

Se você gosta de banhos frios eventuais durante as outras estações do ano, experimente o modo morno do chuveiro elétrico durante o inverno. Vai gastar menos energia.

Se você tem filhos ou mora com crianças de mais ou menos a mesma idade, coloque-as para tomar banho juntas. Isso aproveita melhor a água e, com supervisão, os banhos tendem a ser mais objetivos e curtos.
Outra dica: quando estiver se ensaboando ou lavando os cabelos, desligue a água.

Você também pode trocar o seu chuveiro elétrico por um chuveiro eletrônico, que oferece uma graduação mais específica da água, e tende a ser mais econômico.

Alguns deles, inclusive, indicam o tempo do banho e quantos watts foram gastos de cada vez, ajudando a planejar um orçamento.

Aquecedor: o Vilão da Temporada

Sai o ar-condicionado, entra o aquecedor como o vilão da vez. Regiões mais frias do país, como o interior de São Paulo e toda a região Sul do Brasil, são os que mais utilizam o aparelho.
O índice de gasto de energia elétrica é impressionante. O aquecedor pode ser responsável por um terço da conta no final do mês.

Portanto, ligue o aquecedor apenas quando estiver presente no cômodo. Evite deixá-lo aquecendo um lugar que você ainda vai ocupar, como um quarto antes de dormir.

Outra dica é desligar o aparelho por alguns momentos quando o local estiver plenamente aquecido. Para manter a temperatura alta por mais tempo, deixe a porta fechada e verifique se ela e as janelas estão bem vedadas.

Economize com a Lavadora, Secadora de Roupa e com o Ferro de Passar

secadoraUtilize a capacidade máxima da sua lavadora de roupas. Coloque menos sabão, evitando o comando de duplo enxágue. E nada de água quente: a em temperatura ambiente cumprirá o papel.

As roupas secam mais lentamente no clima frio; portanto, secadoras passam a ser mais utilizadas. Mas elas, também, impactam bastante no gasto de eletricidade.
Por isso, é bom utilizá-la com parcimônia – no máximo duas vezes por semana, dando conta de muitas peças de uma vez.

Técnicas alternativas para secar a roupa extra devem entrar em cena. Elas ajudam a dar conta do que não entrou nas sessões da secadora.

Com o ferro de passar, idem: acumule o máximo de peças e passe-as de uma só vez. Duas vezes por semana também é a frequência ideal.

Aproveite Melhor sua Geladeira

Mesmo em localidades mais frias, não é possível desligar de vez a geladeira. Mas é possível regulá-la para o modo de esfriamento médio, por exemplo.

Tire tudo de uma vez só quando for abri-la. Isso também vale para o freezer.

Sempre verifique se sua borracha está em dia. A vedação é fundamental para que ela não precise consumir mais energia para manter a temperatura interna baixa.

Outras Dicas para Economizar na Conta de Luz no Inverno

lampada fluorescenteAproveite ao máximo a luz natural. Abra as cortinas durante o dia.

Troque as lâmpadas incandescentes da casa pelas fluorescentes ou de LED. Isso levará a uma economia de 60% a 80% no tocante à iluminação.

Tire da tomada os aparelhos que não estiverem sendo usado. Dispense o modo stand by dos eletrônicos. Calcule o prazo que o celular leva para carregar e retire-o assim que indicar que já está pronto.

Por fim, sempre dê preferências a produtos com o selo Procel de economia de energia. No caso dos importados, procure o selo Energy Star.