Em muitas partes do país a chegada do inverno traz a preocupação de economizar energia elétrica. Afinal começa uma nova temporada de uso do aquecedor de ambientes. Saiba a seguir como escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades e ao mesmo tempo terá o menor impacto na sua conta de luz.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Aquecedor Portátil: Atenção ao Consumo de Energia[/h2]
Sim, o aquecedor de ambientes é tão “vilão do consumo de energia” quanto o ar condicionado. Inclusive, comparativamente, o primeiro pode gastar até três vezes mais que o segundo.
Dentre todos os modelos de aquecedor que vão na tomada o que menos gasta energia elétrica é o à óleo. Isso porque o aparelho consumirá apenas a energia necessária para aquecê-lo.
Ele não resseca o ar e é mais silencioso. Em contrapartida demora mais para esquentar e aquece menos do que outros modelos.
A segunda melhor opção em termos de economia é o aquecedor cerâmico. Além disso ele aquece o lugar com mais rapidez e não resseca tanto o ar. Por outro lado pode ser mais barulhento.
O aquecedor incandescente pesa mais na conta de luz do que os dois primeiros. Seu desempenho, no entanto, é ótimo. Ele aproveita quase toda energia capturada para gerar calor.
Já o aquecedor de ambientes termoventilador, apesar de ser barato, possui um desempenho abaixo do incandescente, ao mesmo tempo em que gasta quase tanto quanto ele.
Alguns climatizadores de ambiente possuem modo de aquecimento. Neste sentido são similares aos termoventiladores: basta ligar na tomada que começa a esquentar. Além disso não ressecam o ar.
[h2 type=”2″ width=””]Ar Condicionado Split Quente e Frio[/h2]
Sempre vale incluir, no debate do aquecedor de ambientes, os aparelhos de ar condicionado split capazes de esfriar o ar durante o verão e aquecer ambientes no clima frio.
O modo aquecedor desses eletrodomésticos não consome mais energia do que sua versão ar-condicionado. É realmente um dois em um bem equilibrado.
Apesar de custar mais caro, o ar condicionado com essa dupla função pode valer a pena, dependendo da região onde você mora. Se o verão for escaldante e o inverno for congelante, ele pode ser a melhor saída. Afinal você poderá aproveitá-lo o ano todo.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para Economizar com o Aquecedor de Ambientes[/h2]
- Compre aparelhos elétricos identificados com o selo de eficiência energética, lembrando que os produtos classificados como A e B, consomem menos energia
- Mantenha portas e janelas fechadas quando o aquecedor estiver ligado
- Utilize o aparelho somente quando houver pessoas no ambiente. Nada de pré-aquecer o cômodo.
- Desconecte o equipamento da tomada quando ele não estiver sendo utilizado
- Não fique ligando e desligando o aparelho toda hora pois a, cada vez que ele precisa aquecer novamente, mais energia é consumida
- Evite utilizar o aquecedor em ambientes maiores que a aqueles suportados por sua capacidade, pois ele terá que trabalhar mais e, consequentemente, consumirá mais eletricidade
- Veja se portas e janelas no ambiente estão fechadas
- No caso do ar condicionado split quente e frio, adquira modelos que tenham tecnologia inverter, que gastam menos energia e mantém a temperatura estável
- Invista em roupas térmicas! Elas ajudam a manter o calor do corpo, diminuindo um pouco as exigências sobre o aquecedor – e aliviando a conta de luz.